SED promove Formação em Educação Alimentar e Nutricional para orientar servidores da Rede Estadual de Ensino

A Secretaria de Estado da Educação promoveu, entre os dias 19 de junho e 03 de julho, uma Formação em Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A capacitação teve o intuito de orientar servidores das escolas estaduais sobre a importância da alimentação adequada e da segurança alimentar e educacional.

Os diálogos abordaram conceitos como: Marco de Referência de EAN; Ações de Educação Alimentar e Nutricional; Horta Pedagógica; Guia Alimentar para a População Brasileira; Portaria Estadual de EAN, além da influência dos hábitos alimentares na obesidade e a publicidade de alimentos no ambiente escolar, entre outros assuntos.

O que é o programa Educação Alimentar e Nutricional

A Educação Alimentar e Nutricional faz parte do processo de ensino e aprendizagem, cotidianamente e transversal ao currículo, conforme sinaliza a Lei nº 13.666 de 16 de maio de 2018, que altera a Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e torna obrigatória a inclusão do tema transversal da Educação Alimentar e Nutricional no currículo escolar.

A expectativa é que as ações e projetos de EAN aconteçam durante todo o ano letivo, de maneira contínua e permanente e que sejam contempladas no Plano Político Pedagógico com o intuito de promover a saúde dos educandos.

Para Euclídia Cunha, técnica da gerência de alimentação escolar que ministrou as palestras, este é um tema de interesse público e demanda ações conjuntas. “A Educação Alimentar e Nutricional faz parte de uma articulação intersetorial. É essa soma de ações compartilhadas de cada setor que faz com que sejam promovidas práticas alimentares saudáveis, conscientização e o fortalecimento da autonomia. A intenção é que esses aprendizados tenham reflexo nas escolhas alimentares, para que estas sejam mais saudáveis e sustentáveis, pois farão parte do autocuidado da população”.

Mais informações
Jota Monteiro
Assessoria de comunicação da Secretaria da Educação
(48) 3664-0353

Fonte: Governo SC

Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://schoje.news/editor-chefe/%20
Publicado Por: Maurício Freitas, jornalista e Editor-Chefe responsável pelo SC Hoje. Com mais de 30 anos de experiência na comunicação em diversas regiões do Brasil, dedica-se a levar informação de qualidade e relevância para Santa Catarina. [Conheça a trajetória completa de Maurício Freitas na página EDITOR CHEFE

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nublado
21.7 ° C
21.7 °
21.7 °
89 %
0.5kmh
88 %
sex
29 °
sáb
26 °
dom
26 °
seg
28 °
ter
28 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-