Arquivo Público do Estado ganha nova sede e gera economia de mais de R$ 1 milhão

Em celebração ao 63º aniversário do Arquivo Público de Santa Catarina (Apesc), comemorado no último dia 28 de junho, foi realizada a transferência de um imóvel de propriedade do Estado, localizado no Centro de Florianópolis, que será especialmente adaptado para abrigar permanentemente todo o acervo histórico do Apesc. Atualmente, o Estado paga aluguel por um imóvel no Morro da Fumaça para guarda de documentos, além da locação de imóvel para o Arquivo, gerando um custo anual de aproximadamente 1 milhão de reais.

O Arquivo Público, que é administrado pela Secretaria da Administração, é responsável pela padronização, guarda, preservação e divulgação do patrimônio histórico e documental do Estado, e conta com um acervo de 2.500 metros lineares de documentos, além de mapas, plantas, croquis, fotografias, cartazes e outros materiais arquivísticos. O novo local escolhido para ser a sede do Arquivo está situado na Rua Arcipreste Paiva, 41, e possui uma área de mais de 9 mil metros quadrados, o que possibilita não apenas a adequada guarda e conservação dos acervos, mas também a recolha de documentos que estão descentralizados em outros órgãos.

“Esse espaço aqui, que é um patrimônio do Estado e que anteriormente não era bem aproveitado, vai passar a desempenhar uma função pública e social, além de gerar uma economia imediata e significativa para Santa Catarina. A mudança da sede para o Centro de Florianópolis também facilita o acesso da população ao Arquivo, porque agora ele estará mais próximo das universidades e do público em geral”, destaca o Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello.

À medida que outros órgãos transferirem seus documentos permanentes para a nova sede do Arquivo, espera-se uma economia aos cofres públicos ainda maior, uma vez que não será mais necessário utilizar os espaços hoje designados pelas secretarias para a guarda desses documentos. “Por 30 anos, a falta de espaço impediu a coleta de documentos permanentes dos órgãos estaduais. Com a nova sede, poderemos realizar essa coleta e dispensar a necessidade de espaços adicionais para a guarda”, explica o secretário de Estado da Administração.

Próximos passos

Com a publicação da transferência já realizada no Diário Oficial desta quinta-feira, 29, os próximos passos para a transferência definitiva do Arquivo Público para a nova sede envolvem a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE), que já está elaborando o termo de referência para contratação do projeto de adequação do prédio para receber o Arquivo Público do Estado.

O imóvel conta com dois pisos destinados às atividades de atendimento ao público e administrativas e oito pisos que serão adaptados para a alocação do acervo. Após a entrega do projeto, será realizado processo licitatório para contratação de empresa para executar a obra.

Fonte: Governo SC

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens quebradas
24.2 ° C
24.4 °
22.8 °
83 %
2.6kmh
75 %
qui
24 °
sex
27 °
sáb
26 °
dom
25 °
seg
25 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-