Foto: Natália Lisboa/ Ascom SAS
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Gerência de Proteção Especial e de Média Complexidade, está capacitando nesta semana técnicos da Assistência Social em Salete sobre a Escuta Especializada e a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes.
Uma das atribuições da SAS é prestar apoio técnico aos 295 municípios catarinenses para que as equipes das cidades coloquem em prática as políticas públicas em sua região.
“São informações muito importantes para as equipes dos equipamentos de Assistência Social como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). A escuta é um procedimento em que se realiza uma entrevista de forma estruturada e é importante seguir os protocolos como a forma, como abordar, a importância de trazer a fala exatamente como foi repassada”, explica a gerente, Jucelia Oliveira Schneider.
Também estiveram presentes nos encontros representantes da Educação, Saúde, Conselho Tutelar, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e a prefeita de Salete, Solange Schlichting.
Além da capacitação, foi realizado o monitoramento e a visita técnica nos serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade. Na ocasião participaram a equipe de referência da Proteção Social Especial e a secretária de Assistência Social de Salete, Juliana Presidoneo.
A Lei 13.431/2017, que trata também sobre a escuta especializada, reorganiza o sistema de garantia de direitos e a legislação regulamenta, principalmente, a não revitimização. “Há a necessidade de orientação para os profissionais da Assistência Social sobre a escuta especializada como instrumento de não revitimização de crianças e adolescentes vítimas de violência. Por isso, é fundamental a realização de ações conjuntas entre os órgãos da Rede de Proteção e Atendimento a Crianças e Adolescentes”, explica, Jucelia Schneider.
Fonte: Governo SC