Secretaria de Saúde divulga novo boletim epidemiológico sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulga o quarto boletim epidemiológico de 2023 sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti. O relatório apresenta um aumento no número de casos de dengue na cidade, além de informações sobre zika vírus e chikungunya. Os dados foram coletados até o dia 17 de junho, a partir das notificações inseridas pelas Unidades de Saúde no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Clique aqui e confira o documento na íntegra.

Em 2023, foram registrados 3.026 casos positivos de dengue em Itajaí. Deste total, 2.529 casos são autóctones (transmissão dentro do município), 14 importados (transmissão fora do município), 43 indeterminados (não foi possível determinar o local provável da infecção) e 440 casos estão sob investigação.

“Os casos de dengue em Itajaí aumentaram muito em 2023. Dos casos confirmados, a maioria tem transmissão dentro do município. É uma situação difícil e a melhor maneira de combater é acabando com locais que podem acumular água e servir de criadouros”, enfatiza o coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira.

O relatório aponta ainda que entre os dias 01 e 17 de junho, foram notificados 8.298 casos suspeitos da doença, sendo 3.026 confirmados, 3.032 descartados, 1.624 ainda em investigação e 612 pacientes residentes em outros municípios. Os casos autóctones confirmados ocorreram em 17 bairros, sendo São Vicente (792 casos), Cordeiros (419 casos) e Fazenda (234 casos) os locais com maior índice de transmissão da doença.

Lúcio Vieira destaca que o município tem desenvolvido diversas estratégias de controle, mas é preciso que a população fiscalize e fique atenta a todo possível foco do mosquito. “Temos realizado mutirões de limpeza, ações de conscientização, orientações nas casas, adquirimos um novo equipamento para a aplicação de inseticida, entre outras medidas. Mas o poder público não consegue combater o mosquito sozinho, a população tem que fazer a sua parte”, reforça.

Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens quebradas
20.6 ° C
20.6 °
19.5 °
98 %
1.6kmh
63 %
sex
26 °
sáb
27 °
dom
24 °
seg
25 °
ter
22 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-