- PUBLICIDADE GOOGLE-

Jeville entra na segunda fase das modalidades coletivas

Começou a segunda fase da 24ª edição dos Jogos Estudantis de Joinville (Jeville), nesta terça-feira (6), com os jogos das finais regionais, no Centro de Treinamento Ivo Varela. Entram em quadra, alunos de 14 a 16 anos que disputam os esportes coletivos voleibol, handebol, basquete e futsal, no masculino e no feminino. As partidas continuam nesta quarta-feira (7) e quarta e quinta-feira (14 e 15/6) da semana que vem.

Na primeira fase do Jeville, os times disputaram as regionais, os jogos foram divididos por regiões da cidade e disputados nas próprias escolas. Dessa fase, 16 times se classificaram para as finais regionais. Os campeões das finais regionais estão classificados para a semifinal e final geral da competição. A próxima fase é a final geral (final four), onde os quatro melhores disputam o primeiro lugar de cada modalidade, no dia 24 de junho.

Continua após o anúncio

O Jeville é realizado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Esportes (Sesporte), e é aberto a toda a Rede de Ensino Público e particular de Joinville. Entre os objetivos do campeonato estão proporcionar socialização e convivência entre escolas.

“Daqui saem os campeões que vão representar Joinville na fase estadual dos Jogos Escolares de SC”, explica Guilherme Mertz da Costa, educador da Unidade de Esporte Educacional e Participação da Sesporte.

Continua após o anuncio

“Jeville é muito grande, um evento que renova os sonhos dos alunos e propicia inclusão. Os alunos adoram estar inseridos aqui. E o esporte tira o tempo ocioso deles, é importante para a comunidade porque eles não estão na rua e estão inseridos em alguma modalidade esportiva”, avalia Danielle Cristine Soppa, professora de Educação Física da Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer, no Vila Nova.

Os jogos são também uma oportunidade de socializar alunos de escola municipais, estaduais e particulares. “O Jeville é uma porta de oportunidades, a gente revela talentos, temos olheiros, pessoas envolvidas com o esporte que assistem os jogos. É um poço de revelações e muito importante para desenvolver o esporte da cidade”, acredita Adolfo Bonucci, professor de Educação Física da Escola Estadual Tufi Dippe, no Iririú.

Continua após o anúncio

Para os atletas, a competição é muito importante. “Eu gosto muito de participar do Jeville, competi pela primeira vez ano passado e agora de novo. É muito bom, ainda mais representando a minha escola”, diz a estudante Luísa Junkes, que defendeu o Cedup Joinville, na modalidade voleibol.

Para as mães e pais que acompanham tudo das arquibancadas, o desafio é manter a calma na hora da torcida. “Eu fico muito nervosa porque sei que para a minha filha é muito importante. Ela gosta muito, treina três vezes por semana e eu a incentivo”, conta Ângela Maria Ramos, analista de RH e mãe da Duda, que disputou handebol pela Escola Municipal João Costa.

“Essa prática esportiva que estamos proporcionando traz a melhora da saúde física e mental, dos desenvolvimentos motor e social, também melhora o desempenho acadêmico, promove a inclusão, melhora a qualidade de vida e a autoestima e ensina habilidades importantes como perseverança, resiliência, disciplina, ética e trabalho em equipe”, destaca Caroline Antunes, secretária de Esportes de Joinville.

Neste ano, a faixa etária dos atletas participantes do Jeville inclui competidores de 8 a 10 anos, 11 a 13 anos, de 14 a 16 anos e universitários em 24 modalidades esportivas. A 24ª edição do Jeville contará com a inclusão das modalidades de luta olímpica, badminton, breaking e o futvôlei (Jeville Universitário). Os jogos dos 11 a 13 anos começam no segundo semestre do ano.

Fonte: Prefeitura de Joinville SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais