- PUBLICIDADE GOOGLE-

Criciúma inicia programação especial da Semana do Meio Ambiente

Iniciou nesta segunda-feira (5), em Criciúma, a Semana do Meio Ambiente. Com um cronograma de atividades, palestras, oficinas e exposições, a comemoração, aberta ao público, está prevista para ocorrer até o próximo domingo (11). Promovida pela Diretoria de Meio Ambiente (DMACRI), a programação especial tem o intuito de aproximar a sociedade das questões ecológicas e ambientais relacionadas a preservação e conservação do patrimônio natural.
A DMACRI, em parceria com o Instituo Felinos do Aguaí, promoveu o lançamento do livro infantil de temática ambiental Felina Fábula, da escritora Carolina Pizzolo Torquato. O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Núcleo Hercílio Luz, no bairro Morro Estevão. No período da tarde, das 14 às 15h, no Paço Municipal Marcos Rovaris, houve a uma exposição de plantas medicinais e de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), junto de uma degustação de alimentos e bebidas. “Este Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para trazer uma reflexão do que está perto da gente e nós não aproveitamos, como as PANCs, que estão aí a nossa disposição”, afirma a extensionista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Vanessa Ferreira do Nascimento, que trouxe informações sobre as PANCS no evento da tarde.
Para a acadêmica do curso de Biologia, Jadna Rosso Coral, a Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade de ampliar a divulgação de assuntos comentados, mas que poucas pessoas têm acesso e entendem a importância da discussão. “Esse tipo de evento serve para aproximar esses temas para pessoas que só ouvem falar, mas não chegam tão próximo. Quando a gente fala em meio ambiente, muitas pessoas pensam que o meio ambiente é lá na natureza, é lá na floresta. Só que na verdade, não. O meio ambiente é o quê? É a onde a gente está. Então, cuidar do meio ambiente é cuidar do ambiente que nós, seres humanos, fazemos parte. É importante a gente trazer diversas temáticas para essa semana, tanto para a gente compartilhar, quanto para as pessoas esclarecerem as suas dúvidas”, explica.
“Essa semana é uma semana mundial em prol do meio ambiente. Então, a DMACRI está dando sua contribuição local, com várias atividades, com o intuito de mobilizar e conscientizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente, e resgatando o seu valor. Esse é o momento que as pessoas têm para refletir e repensar a suas atitudes”, pontua a coordenadora de Educação Ambiental da DMACRI, Daiana Silveira Colombo. A intenção da comemoração é completar e expandir os assuntos debatidos no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. “Repensar as nossas ações relacionadas ao meio ambiente é uma coisa que deve ser feita diariamente. Mas, para enfatizar, é importante ter uma semana com atividades que lembrem essa data, com palestras, com minicursos, com exposições, para realmente chamar atenção das pessoas para esse cuidado, que é importantíssimo, que o meio ambiente é a nossa casa”, conta.
Confira o cronograma especial da semana
Nesta terça-feira (6), no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, ocorre o plantio de mudas, realizada com crianças do Ensino Fundamental de escolas municipais próximas. A ação também ocorrerá na quarta-feira (7) e será realizada no Parque das Nações, na região da Grande Próspera. A mascote Bosco, da DMACRI, animará a atividade, programada para ocorrer das 13h45 às 15h45. Em ambos os dias, a ação contará com a doação de mudas e conscientização ambiental dos alunos.
Na sexta-feira (9), na Praça Nereu Ramos, a DMACRI divulgará seus serviços e atividades e esclarecendo dúvidas, distribuindo folders, expondo banners e doando mudas à comunidade. Neste momento, também será premiado o vencedor do concurso realizado entre os meses de fevereiro e abril, que deu nome a mascote do setor.
Dia Mundial do Meio Ambiente e a Semana do Meio Ambiente
Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo a conscientização das pessoas a respeito da importância de preservar os recursos naturais. A Semana do Meio Ambiente tem como finalidade trazer a atenção da população para os problemas ecológicos do meio em que convivem, assim pretendendo sensibilizar a sociedade para se envolverem em ações de consumo sustentável.
Confira a programação de atividades no Horto Municipal José Milanese:
Domingo (11)
13h30 – Abertura do evento
13h30 às 17h – Meliponicultura (exposição de abelhas nativas sem ferrão)
13h30 às 17h – Doação de animais com o Núcleo de Bem-Estar Animal e Curso de Veterinária da Unisul
14h às 15h – Oficina de bonecas de pano pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC)
14 às 15h30 – Meditação com o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
14h às 15h30 – Auriculoterapia
14h às 16h – Apresentações musicais
14h30 às 15h30 – Mini Oficina de brinquedos feitos de materiais recicláveis

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

Continua após o anúncio
- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais