O deputado Ivan Naatz (PL) encerrou nesta quarta-feira a noite (31) roteiro de contatos e reuniões em ministérios e órgãos do governo federal, além do Congresso Nacional, em Brasília, em busca de subsídios e apoio para agilizar o encaminhamento de ações e projetos de lei de sua autoria em tramitação avançada na Assembleia Legislativa.
Entre estes projetos, o que prevê a regulamentação da implantação de recifes artificiais e o naufrágio controlado de embarcações ao longo da costa catarinense como forma de incentivo ao turismo de mergulho ecológico sustentável.
Reunião para apoio e subsídios aconteceu no gabinete do Comando da Marinha do Brasil com o assessor de Relações Institucionais, Bruno Tiago Silva dos Santos, contando com a presença também do deputado federal Carlos Chiodini (MDB/SC); do prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt, e da presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMP) do município, engenheira ambiental Liara Rota Padilha, já que a prefeitura tem projeto piloto neste sentido, além de haver interesse também em Porto Belo, Bombinhas, Penha e Itajaí. A Marinha reiterou apoio à iniciativa e também buscará equipamentos para eventual doação ao projeto.
Outra reunião aconteceu na gerência executiva da presidência da Caixa Econômica Federal para tratar a situação de uma área de cerca de 300 mil metros quadrados de propriedade da instituição na praia intocada de Taquarinhas, em Balneário Camboriú. O local é objeto de projeto de lei do deputado Ivan Naatz que visa transformar a praia em Parque Estadual e restringir o uso ao turismo ecológico e de estudos ambientais. A fase ainda é de avaliação final da área e continua a possibilidade de doação ou cessão para o estado ou a prefeitura via comodato, o que facilitaria a criação e gestão do parque.
“Foram contatos muito produtivos para o nosso mandato, agregando novos subsídios e informações que vão gerar também novas iniciativas no parlamento”, avaliou o deputado Ivan Naatz, que participou também de reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, já que também tem iniciativas de estímulo e proteção ao setor na Alesc. A reunião contou também com a presença do ministro Alexandre Padilha, chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
Comunicação Gabinete
Fonte: Agência ALESC – Gabinetes