- PUBLICIDADE GOOGLE-

Guarda Municipal amplia Cinoterapia no CAPP

Nesta semana a Guarda Municipal de Chapecó ampliou as atividades de Cinoterapia que são desenvolvidas no Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick (CAPP).

De acordo com o subcomandante da Guarda Municipal, Luiz Stobe, as atividades iniciaram há dois anos e eram realizadas apenas nas quintas-feiras à tarde, no CAPP. Agora passaram a ser oferecidas também nas quartas-feiras pela manhã, no Parque da Efapi , devido ao aumento da demanda, que passou de nove para 16 alunos.

Continua após o anúncio

“A atividade dura de 30 a 40 minutos por dia, sendo que as crianças são estimuladas a interagir com os cães, a passear com eles, tocar, isso sempre com instrutor treinado e com acompanhamento da equipe pedagógica do CAPP”, disse Stobe.

O guarda municipal Diogo Costa, que tem o curso de Terapia Assistida por Animais, é quem realiza a atividade, acompanhado da pastora belga Pantera e da labradora Sky.

Continua após o anuncio

De acordo com a coordenadora de Cinoterapia do CAPP, Camila Pressotto, a atividade com os cães é facilitador no processo de desenvolvimento dos praticantes.

A equipe da Cinoterapia conta com a sua equipe multiprofissional que é composta por coordenadora da Cinoterapia, fisioterapeuta, psicóloga, profissionais de educação-física e a parceria da Guarda Municipal de Chapecó.

Continua após o anúncio

Os praticantes atendidos são público alvo da Educação Especial. O encaminhamento dos pacientes para clínica – CAPP é feito via Posto de Saúde, que direciona-os para a Secretaria de Saúde (SISREG) e assim então, quando surgir vaga, os pacientes conseguem ingressar nos atendimentos clínicos da Instituição. A oferta de Cinoterapia é feita após avaliação e encaminhamento realizado pelos profissionais do CAPP.

“A terapia com cães pode trazer diversos benefícios aos seus praticantes, como auxiliar na regulação de comportamento, auto estima, cognição, além de questões físicas e emocionais. O resultado esperado pelos profissionais com os atendimentos, são de que os praticantes desenvolvam-se de maneira global, visto que a prática serve para transformar e potencializar uma sociedade mais inclusiva para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A expectativa dos pais em relação à terapia é de que seu filho seja acolhido com amor, respeito e que desenvolva o potencial que cada criança tem dentro de si”, disse Camila.

Fonte: Prefeitura de Chapecó – SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais