Nesta semana, as atividades dos Clubes de Astronomia estão voltadas para a 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que acontecerá nas escolas municipais nesta sexta-feira (19). Os clubistas participaram de um aulão preparatório nesta quarta-feira (17), em busca de novos conhecimentos e de um bom desempenho na prova. O aulão aconteceu no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Criciúma e contou com a participação de aproximadamente 180 clubistas, estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma.
Segundo a coordenadora dos Clubes, Vanessa Medeiros, os estudantes receberam uma prancheta com questões de edições anteriores da OBA, que foram resolvidas em equipes. As questões abordavam conteúdos relacionados aos astros, trazendo conceitos e curiosidades sobre a astronomia e a astronáutica. Após o debate em conjunto das alternativas, os professores de cada clube explicaram e corrigiram as questões com os estudantes. “Esse tipo de atividade é essencial para o aprendizado, pois estimula o debate em grupo das questões. Assim, os alunos ganham familiaridade com o tema para realizarem a prova nesta sexta-feira”, afirmou.
O aulão foi realizado exclusivamente para os estudantes dos Clubes Estrelas Carvoeiras, de escolas municipais de Criciúma. O público-alvo são alunos das turmas de 7º e 8º ano do Ensino Fundamental, com a orientação de professores de geografia, ciências, matemática e história.
Clubes de Astronomia da rede municipal de ensino de Criciúma
Atualmente, o Projeto Clubes de Astronomia acontece em 15 escolas da rede municipal de ensino de Criciúma. Os encontros proporcionam momentos de estudo, discussões, pesquisas, observações e atividades práticas relacionadas à astronomia, estimulando alunos e professores a buscarem o conhecimento por meio da ciência e tecnologia.
As aulas são semanais, durante o contraturno escolar, com duração de 1h30. Para a preparação do planejamento das aulas, os professores realizam encontros presenciais no Parque Astronômico Municipal Albert Einsten E=mc² ou de forma online, uma vez por semana. “O estudo da ciência está cada vez mais presente nas escolas de Criciúma. É uma alegria oportunizar momentos de aprendizagem de forma lúdica e aprofundada. Esses espaços de pesquisa podem servir de inspiração para a formação de futuros cientistas no nosso município”, finalizou o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.
Sobre a OBA
A OBA tem o objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciência em geral, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. A olimpíada mobiliza de maneira nacional, além dos próprios alunos, os professores, coordenadores pedagógicos, diretores e pais, em escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e Clubes de Astronomia, astrônomos (tanto profissionais quanto amadores) e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Fonte: Prefeitura de Criciúma