________
- PUBLICIDADE GOOGLE-

Ministro Confirma Novos Bloqueios no Bolsa Família e Divulga Lista de Beneficiários Impactados

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) desempenha um papel fundamental na identificação das famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade socioeconômica e no acesso a importantes programas sociais. No entanto, a averiguação cadastral tem se tornado um tema relevante recentemente devido aos bloqueios que estão sendo realizados no CadÚnico.

O pente-fino do Cadastro Único consiste em uma revisão e verificação das informações registradas no sistema. Esse processo tem como objetivo garantir a integridade dos dados e identificar possíveis irregularidades, como omissão de informações, fornecimento de dados falsos ou recebimento indevido de benefícios.

Continua após o anúncio

Uma das principais razões para os bloqueios é a identificação de inconsistências nos registros cadastrais. Isso pode ocorrer quando há discrepâncias entre as informações fornecidas pelas famílias e os dados disponíveis em outras bases governamentais. Tais divergências podem envolver a composição familiar, renda, endereço e outras informações relevantes. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), se pronunciou sobre o assunto em suas redes sociais, mencionando pagamentos indevidos de R$ 3,8 bilhões na gestão anterior do então programa Auxílio Brasil.

Durante a averiguação cadastral, quando são encontradas irregularidades, o benefício concedido à família pode ser bloqueado temporariamente. Essa medida visa permitir uma investigação mais aprofundada e corrigir as informações fornecidas, evitando assim o recebimento indevido de benefícios.

Continua após o anuncio

É importante ressaltar que o bloqueio no CadÚnico não implica automaticamente na suspensão ou cancelamento de outros programas sociais. No entanto, o bloqueio pode resultar na perda do acesso a benefícios específicos vinculados ao CadÚnico, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros programas sociais de âmbito municipal, estadual ou federal.

O objetivo desses bloqueios e averiguações é garantir que os benefícios sejam destinados de forma justa e eficiente, alcançando as famílias que realmente necessitam de assistência. Dessa forma, busca-se fortalecer os programas sociais, combater a extrema pobreza e proporcionar oportunidades e dignidade aos cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Continua após o anúncio

Calendário de pagamento do Bolsa Família para maio de 2023

Apesar dos bloqueios no Cadastro Único, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) continua realizando o repasse do Bolsa Família. Neste mês, o pagamento terá início em 18 de maio e seguirá até 31 de maio. O repasse é feito de acordo com um calendário escalonado, baseado no último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Confira abaixo o calendário completo:

NIS com final 1: 18 de maio; NIS com final 2: 19 de maio; NIS com final 3: 20 de maio (antecipado para o sábado); NIS com final 4: 23 de maio; NIS com final 5: 24 de maio; NIS com final 6: 25 de maio; NIS com final 7: 26 de maio; NIS com final 8: 27 de maio (antecipado para o sábado); NIS com final 9: 30 de maio; NIS com final 0: 31 de maio.

É importante ressaltar que o calendário de pagamento do Bolsa Família é divulgado pelo MDS e segue um cronograma estabelecido. Os beneficiários devem ficar atentos às datas correspondentes ao último dígito do seu NIS para receber o benefício de acordo com o calendário.

Gostou da notícia?

Você também pode gostar de: INSS muda idade mínima para aposentadoria e surpreende brasileiros

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

Siga nossa página no Facebook: @portalschoje

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

 

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais