No último ano, o cartão do Bolsa Família passou por mudanças significativas devido à substituição do programa pelo Auxílio Brasil, durante o governo de Jair Bolsonaro. A emissão de milhares de novos cartões foi necessária e os cartões dos beneficiários agora contêm um chip com nova tecnologia, o que tornou o recebimento do benefício mais fácil, pois pode ser utilizado em qualquer caixa de Banco 24h.
Com a volta do Bolsa Família como o maior programa de distribuição de renda do país, o presidente Lula planeja substituir o cartão atual do programa pelo cartão magnético com chip para contemplar todos os beneficiários. Não foram divulgados os custos para emissão dos novos cartões, mas é esperado que seja um custo milionário, visto que a emissão do cartão Auxílio Brasil custou R$ 130 milhões para os cofres públicos.
Saiba aqui como pedir o cartão do Bolsa Família?
Todas as pessoas contempladas pelo programa Bolsa Família têm direito a receber o cartão do benefício, que é enviado automaticamente para o endereço cadastrado pelo beneficiário no momento da concessão. O cartão chega pelos Correios, juntamente com um folheto informativo, sem que seja necessária uma solicitação especial por parte do beneficiário.
Caso o cartão seja perdido ou roubado, é possível solicitar a segunda via através dos seguintes canais de atendimento:
Central de Atendimento Caixa ao Cidadão, no telefone 0800 726 0207, ou em uma das agências da Caixa Econômica.
Como sacar o benefício sem o cartão do Bolsa Família?
Confira as opções para quem ainda não possui o cartão do Bolsa Família, mas precisa sacar o benefício:
O saque pode ser realizado por meio das agências da Caixa ou casas lotéricas, com a apresentação de um documento de identificação com foto;
Outra opção é o saque no caixa eletrônico da Caixa, na opção “saque sem cartão”, que requer acesso ao aplicativo Caixa Tem;
Também é possível movimentar o saldo por meio do aplicativo Caixa Tem, disponível para telefones Android e IOS. O app permite realizar transferências bancárias, Pix, pagamento de boletos, recarga de celular e acesso a diversos serviços bancários.
A Caixa Econômica incentiva a utilização preferencial dos meios digitais para movimentação dos valores sem o cartão do Bolsa Família. O canal disponível para este fim é o aplicativo Caixa Tem, que permite aos usuários acessar sua conta social digital para recebimento de benefícios governamentais.
Calendário de pagamentos
O pagamento do Bolsa Família para o mês de abril já tem data marcada. Além disso, uma ótima notícia para alguns beneficiários: o Governo Federal iniciará os repasses no dia 14 deste mês e dois grupos terão o benefício antecipado.
O pagamento é feito conforme o último número do NIS (Número de Identificação Social) dos inscritos. Neste mês, aqueles que possuem NIS final 2 e 6 receberão o benefício dois dias antes do previsto.
A seguir, confira como ficou o calendário oficial:
- Tabela de Pagamento do Bolsa Família em abril:
Final do NIS Data de pagamento 1 14 de abril 2 17 de abril – ANTECIPADO! Disponível no dia 15 de abril 3 18 de abril 4 19 de abril 5 20 de abril 6 24 de abril – ANTECIPADO! Disponível no dia 22 de abril 7 25 de abril 8 26 de abril 9 27 de abril 0 28 de abril
Gostou da notícia?
Você também pode gostar
de: INSS muda idade mínima para aposentadoria e surpreende brasileiros
Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!
Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews