________
- PUBLICIDADE GOOGLE-

Programa de Aquisição de Alimentos: veja como participar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve relançar nesta quarta-feira (22), o chamado Programa de Aquisição de Alimentos (PPA). Trata-se de um projeto social que prevê a compra de alimentos de agricultores familiares para que os produtos sejam entregues para pessoas em situação de vulnerabilidade social em todas as regiões do país.

Pelas contas do Governo Federal, a ideia do projeto é atender pouco mais de 33 milhões de pessoas que estão em situação de fome ou ao menos de insegurança alimentar no Brasil. Além disso, a avaliação do Planalto é de que o projeto também poderia ajudar as pessoas que trabalham com agricultura familiar.

Continua após o anúncio

O PPA não é uma novidade dentro do sistema social do Brasil. Originalmente o programa foi criado junto com o Fome Zero em 2003, no primeiro ano do primeiro mandato de Lula no Palácio do Planalto. Agora, o petista quer reeditar a proposta nos mesmos moldes, afirmando que o objetivo é retirar o país do Mapa da Fome.

Como funciona o PPA

Como dito, a ideia do Governo Federal é comprar produtos de agricultores familiares. Com os alimentos em poder do Ministério do Desenvolvimentos Social, as cestas seriam enviadas para entidades públicas ou filantrópicas de ensino e saúde ou entidades com foco em alimentação, como cozinhas comunitárias, restaurantes populares e bancos de alimentos.

Continua após o anuncio

Com participar?

Segundo o Governo Federal, os agricultores familiares interessados em participar do sistema terão que obter uma Declaração de Aptidão no Pronaf-DAP. Além disso, estes cidadãos também terão que atentar para o lançamento de editais que serão lançados em um futuro próximo por governos estaduais e municipais.

No caso das entidades que estão interessadas em receber estes alimentos, a inscrição tende a ser um pouco diferente. Para estas pessoas, será necessário esperar pelas métricas definidas pelos órgãos executores de cada município. As prefeituras poderão definir a periodicidade da entrega e também o tipo de produtos que serão entregues.

Continua após o anúncio

Planalto prepara evento

Para marcar o lançamento do programa, o Palácio do Planalto prepara um evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Antes mesmo do relançamento oficial do projeto, ministros de estado já estão elogiando a medida.

Programa de Aquisição de Alimentos: veja como participar

PPA deve ser relançado hoje pelo Governo Federal. Imagem: Valter Campanato/ Agência Brasil

“O Programa é extremamente importante para o país porque além de ser uma das formas mais eficientes e rápidas de erradicar a fome, também garante renda para famílias agricultoras, gera empregos e ajuda a acelerar a economia do Brasil”,  disse o Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta (PT). 

“É por isso que hoje é um dia de festa para nós. Estamos comemorando junto com cada brasileira e brasileiro que vai voltar a comer com dignidade. Estamos construindo um Brasil sem fome de novo”, completou.

Programa para diminuir a fome

Entre outros pontos, o Governo Lula vem tentando realizar uma série de anúncios relacionados ao combate à fome nos primeiros meses de governo. Nesta semana, por exemplo, o Ministério do Desenvolvimento Social iniciou os pagamentos da nova rodada do programa Bolsa Família.

Contudo, a avaliação é de que apenas este programa social não seria suficiente para bancar o fim da fome no Brasil. Há uma pressão para que o Governo invista também em outras frentes.

 

Gostou do texto? Deixe seu comentário no final da página.

 

Veja o que é sucesso na Internet:

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais