________
- PUBLICIDADE GOOGLE-

Mais Médicos é relançado pelo Governo. Entenda as novidades

O Governo Federal relançou oficialmente nesta segunda-feira (20), o programa Mais Médicos. Trata-se de um projeto polêmico que pretende levar médicos para áreas carentes do país, que normalmente sofrem com a falta de profissionais da área. O Ministério da Saúde divulgou os detalhes sobre o funcionamento do sistema a partir de 2023.

O objetivo do projeto Mais Médicos é expandir o número de profissionais para atendimento de pessoas carentes pelo país. A meta é elevar este patamar dos atuais 13 mil para pouco mais de 28 mil vagas para médicos. O investimento previsto para este ano de 2023 é de R$ 712 milhões.

Continua após o anúncio

O Governo explicou que vai criar 15 mil novas vagas para médicos por este sistema. Destas, 5 mil serão abertas por meio de um edital que deverá ser divulgado ainda neste mês de março. As outras 10 mil serão criadas em uma espécie de contrapartida aos municípios. O Ministério avalia que por esta lógica as prefeituras poderão contratar com menos custos.

O Ministério afirma que vai selecionar os médicos e a partir deste processo, os municípios captarão os profissionais selecionados e poderão arcar com os custos. A pasta federal afirma que boa parte das prefeituras possuem dificuldades para preencher estas vagas ociosas para o atendimento à população.

Continua após o anuncio

Programa de 2013

O Mais Médicos não é um programa novo, e foi criado ainda em 2013, sob a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Dados oficiais do Ministério da Saúde apontam que hoje existem 13 mil profissionais atuando dentro deste sistema, ao mesmo passo em que 5 mil postos estão desocupados, ou seja, os médicos não quiseram ocupar tais assentos.

Médicos estrangeiros

Um dos pontos de maior polêmica do projeto sempre foi a abertura de vagas para médicos estrangeiros. O Governo anunciou que nesta nova fase os editais serão abertos para médicos profissionais brasileiros e intercambistas, além de brasileiros formados no exterior, e também os estrangeiros que queiram atuar no Brasil.

Continua após o anúncio

De todo modo, o Governo afirma que os médicos brasileiros terão preferência no processo de seleção nos editais. Este é um ponto que não deve ser alterado em relação ao sistema que estava valendo até aqui.

Mais Médicos é relançado pelo Governo. Entenda as novidades

Governo relançou Mais Médicos em cerimônia nesta segunda, 20. Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Tanto os brasileiros, como os estrangeiros que participarem do programa terão um desconto de 50% na prova do Revalida.

Tempo de permanência

Segundo informações do Ministério da Saúde, o tempo de permanência que um médico terá para atuar é de quatro anos. Contudo, será possível prorrogar a atuação em uma determinada região carente por um período de mais quatro anos.

O Mais Médicos

Apesar da polêmica, a Secretaria de Comunicação do Governo Federal defende que o objetivo original do projeto seguirá sendo levar mais profissionais de saúde para locais que precisam deste tipo de assistência.

“O Mais Médicos é a única política assistencial presente em 100% dos municípios do país. Com sua retomada, 96 milhões de brasileiros terão garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do Sistema Único de Saúde”, afirmou a Secom, em nota.

Mesmo após o lançamento da nova fase do Mais Médicos, o Governo Federal não deverá alterar as vagas que foram preenchidas pelo programa Médicos Pelo Brasil, que foi lançado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Gostou do texto? Deixe seu comentário no final da página.

 

Veja o que é sucesso na Internet:

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais