- PUBLICIDADE GOOGLE-

Público lota salas expositivas do MAB na abertura da temporada

A abertura da primeira temporada de exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) – ano 2023, na noite de quinta-feira, dia 9 de março, contou com o prestígio de grande número de visitantes, amigos, artistas, educadores, acadêmicos, alunos, escritores, poetas, músicos e amantes das artes. A gerente do museu, Mia Ávila, destacou que as artistas expositoras receberam homenagens em reconhecimento aos seus percursos, resistências e ações. A abertura teve música e lançamento dos livros Fragmentos Históricos – Vol.1. Colônia Blumenau, de Angelina C.R. Wittmann, A Família do Sr. Lagarto, de Edla Zim, e Ayana, Menina Flor, de Tânia Maria da Silva.

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) ficou lotada de amantes da arte. “As artistas trabalharam intensa e lindamente para trazer suas produções. Visitar essas exposições, iniciando pela Sala Pedro Dantas onde Arlette Kailagian apresenta “Onde o Rio Encontra o Mar”, passando pela Sala Roy Kellermann, que traz a força de trabalho de 14 artistas de renome nacional e internacional (obras do acervo do MAB), seguindo para a Sala Elke Hering, acessando “O Velado e o Revelado”, de Cida Sanchez, caminhando para a Galeria Municipal de Arte – encontrando o percurso de mais de 40 anos de Rosina de Franceschi em “Narrativas de Si, de Mim, de Nós”, e finalizando na Galeria do Papel, onde Débora Anacleto nos apresenta “Mulheres Cansadas”, cansadas sim, mas não paralisadas. Percorrer esse trajeto é entrar em contato com esse universo feminino em seus diversos fragmentos, são muitas, são unas”, relatou Mia Ávila, apresentando parte da cena vivida na noite.

Continua após o anúncio

Na abertura do evento, o secretário de Cultura e Relações Institucionais, Sylvio Zimmermann, rendeu homenagens a todas essas mulheres artistas e escritoras e também às demais que contribuem fortemente com a arte, educação e cultura de nossa cidade, muitas delas presentes no evento. Outro destaque da noite foi a oficialização da doação de obra de autoria de Heinrich Graf, óleo sobre tela, datada de 1924, entregue ao museu pelo herdeiro Victor Bona. “Trata-se da obra encomendada pela bisavó materna do doador, senhora Hedwig Lorenz, esposa de Hans Lorenz, fundador da Cia. Lorenz”, lembrou Mia Ávila. “A pintura encomendada foi feita a partir de um postal enviado ao pintor. A obra permaneceu com a avó materna Herta Deeke, filha mais velha do casal, durante décadas, na casa localizada na Rua 7 de Setembro, onde atualmente funciona a Clínica Interblu. A sua única filha, Hedda Deeke (casada com Leandro Victor Bona) permaneceu com a obra, que posteriormente foi  herdada por Victor Bona.”

Autor alemão

Continua após o anuncio

O pintor, desenhista e entalhador H. Graf ou Heinrich von Graf nasceu em Leipzig, na Alemanha em 1859. Estudou com Friedrich Leon Pohleque e foi aluno de Wilhelm Ferdinand Pauwels. Usavam a fotografia para inspiração de suas pinturas ricamente detalhadas.

Foi pintor no estilo acadêmico com temas variados: desde retratos, paisagens, miniaturas, ilustração infantil, humor e temas religiosos. Casou-se em Zwickau com Emmy Eugenie, com quem teve duas filhas. Após a morte da esposa, em 1907, veio sozinho para o Brasil em 1910, estabelecendo-se em São José (SC), onde produziu várias pinturas, pintando ainda em diversos outros lugares como Anitápolis, Blumenau, Brusque e Joinville. Quando uma de suas filhas faleceu após terem vindo para o Brasil, caiu em depressão, tendo permanecido internado entre 1917/1918. Participou de Salões de Arte importantes e foi laureado com medalhas, inclusive que atestam a qualidade de sua produção, que foi rica na região. Faleceu em Niterói, no Rio de Janeiro, em 1934, aos 75 anos em um hospital psiquiátrico.

Continua após o anúncio

Saiba mais

Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB

Visitas: até 23 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381- 6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

O que ver:

Sala Roy Kellermann

Linha, Cor, Ação (Acervo do MAB)

Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz

Narrativas de si, de mim, de nós, um percurso de 40 anos – Rosina de Franceschi

Sala Pedro Dantas

Onde o rio encontra o mar – Arlette Kalaigian

Sala Elke Hering

O velado e o revelado – Cida Sanchez

Galeria do Papel

Mulheres Cansadas – Débora Anacleto

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 10/03/2023 16:25 – 25 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais