A tecnologia 6G está em desenvolvimento e promete trazer uma verdadeira revolução nas comunicações móveis, permitindo velocidades de conexão muito mais rápidas do que as oferecidas pelo atual 5G e a possibilidade de sentir cheiros pelo celular.
Segundo especialistas, a tecnologia poderá alcançar velocidades de até 1 terabit por segundo, permitindo baixar um filme em apenas alguns segundos.
Apesar do alto investimento de empresas de países como Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão para o desenvolvimento da rede, atualmente é a China que lidera a corrida do 6G.
A nova era da internet móvel deve trazer uma série de novas aplicações com a integração do mundo físico, o mundo biológico, com o mundo digital.
Empresas de telecomunicações e de tecnologia estão trabalhando para aprimorar o 5G e oferecer novas aplicações para os usuários, como a conexão de dispositivos inteligentes e a automação de processos industriais.
A tecnologia 6G deve ser disponibilizada no mercado nos próximos oito anos e passará por aperfeiçoamentos, enquanto o 5G continuará sendo expandido pelo mundo.
As possibilidades de inovações que o 6G inspira são diversas. Será possível fazer visitas gastronômicas fantásticas antes de mesmo escolher onde quer jantar e controlar objetos por meio de estímulos sonoros ou dos dedos.
A capacidade do 6G de desenvolver hologramas será ainda maior, permitindo a transmissão holográfica. A holografia tem várias aplicações práticas, como na medicina para criar imagens tridimensionais do corpo humano, na indústria para identificar produtos falsificados e na arte para criar instalações holográficas imersivas e experiências visuais inovadoras.
A tecnologia 6G tem um potencial incrível e é uma das maiores apostas do futuro. No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido até que ela se torne uma realidade para o público em geral.