________
- PUBLICIDADE GOOGLE-

o que é e como solicitar?

Famílias que estejam cadastradas irregularmente no Cadastro Único (CadÚnico) já podem solicitar voluntariamente a retirada de seus dados do sistema, a fim de parar de receber os benefícios referentes ao Bolsa Família, antigo Auxílio Brasil.

Criada pelo governo federal, a ferramenta permite a saída voluntária de quem participa do CadÚnico, programa do governo que permite que famílias em situação de vulnerabilidade social participem de ações como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada.

Continua após o anúncio

Pronunciamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o objetivo da ferramenta é garantir a saída daqueles que foram induzidos a fazer o cadastro no Bolsa Família mesmo sem ter o direito ao benefício.

Importante destacar que, a saída voluntária vale somente para os chamados “cadastros unipessoais”, ou seja, feito por pessoas que disseram morar sozinhas, mas, na verdade, moram com suas famílias.

Continua após o anuncio

Dessa forma, segundo o governo, com a devida exclusão dessas pessoas, será possível procurar locais de atendimento nas cidades, como, por exemplo, em Centros de Referência de Assistência Social (CRAs), e fazer o recadastramento corretamente.

Por fim, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social afirmou que os cadastros unipessoais daqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), bem como de pessoas em situação de rua, não são alvo da operação.

Continua após o anúncio

Como realizar a saída voluntária do Bolsa Família?

Conforme as informações divulgadas pelo governo federal, os interessados em realizar a saída voluntária do Bolsa Família deverão seguir os seguintes passos:

  • Baixar o aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico) no telefone ou acessar o site pelo computador;
  • Realizar login no aplicativo/site (usando CPF e senha);
  • No canto superior esquerdo da tela, clicar na seta para a esquerda;
  • No novo menu, clicar na opção em vermelho “cancele o seu cadastro”;
  • Clicar na opção em azul “cancele o seu cadastro”;
  • Selecionar o quadrado em branco “confirmo que desejo cancelar o Cadastro Único”;
  • clicar na opção “confirmar”.

Importante destacar que a solicitação de saída voluntária do Bolsa Família, seja por telefone ou computador, está disponível apenas nos dias úteis das 7h00 às 21h00. Aqueles que não tiverem internet poderão procurar a gestão municipal do Cadastro Único.

No entanto, para evitar a sobrecarga dos locais de atendimento, o governo, em acordo com os municípios, elaborou um cronograma para apuração dos cadastros individuais, que vai de março a dezembro de 2023, segundo a pasta. As notificações serão via mensagens de extrato ou até mesmo via SMS.

Mapeamento das irregularidades no Bolsa Família

Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, afirmou que um pente fino no sistema mapeou cerca de 2,5 milhões dos 10 milhões de registros analisados ??com algum tipo de irregularidade.

Segundo o ministro, esses casos se devem, na maioria, a irregularidades no Bolsa Família concedido às famílias, que parecem ter sido divididas apenas para aumentar os benefícios ofertados pelo governo.

Em suma, com a devida resolução das irregularidades apresentadas, o governo visa fechar o plano de remodelação do Bolsa Família e permitir o pagamento adicional de R$ 150 para famílias com filhos menores de 6 anos, como prometido pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, enquanto ainda era candidato.

Veja o que é sucesso na Internet:

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais