- PUBLICIDADE GOOGLE-

Caçada ao Cometa Verde será realizada no Parque Astronômico de Criciúma nesta semana

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Durante essa semana uma caçada ao ‘Cometa Verde’ será proporcionada aos visitantes que passarem pelo Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc2 em Criciúma. O evento será totalmente gratuito, e as práticas de observação nos telescópios do parque ocorrerão de quinta-feira (9) a domingo (12), sempre a partir das 20h. Os visitantes serão recepcionados em uma palestra chamada ‘Cometas, os viajantes congelados do espaço’ e, logo em seguida, serão direcionados aos telescópios para dar início a caçada do astro.

Continua após o anúncio

Com a construção de um Parque Astronômico em Criciúma, práticas científicas e estudos durante eventos astronômicos passarão a ser uma nova possibilidade na cidade. Desse modo, a observação ao Cometa Verde é considerada uma oportunidade única. Principalmente, porque a passagem de cometas é um evento astronômico periódico que ocorrem centenas ou milhares de anos”, enfatizou o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

O responsável tanto pela palestra quanto pela orientação nas práticas de observações no parque será o geólogo do município, Maurício Fenilli de Menezes. Conforme Fenilli, o evento é intitulado de ‘caçada’ porque não é garantido que o cometa poderá ser visto. “O evento também poderá ser alterado devido a práticas meteorológicas, seja pela nebulosidade ou até mesmo pela chuva”, reforçou.

Continua após o anuncio

Um pouco sobre o Cometa Verde

De acordo com o geólogo, o Cometa Verde com denominação oficial de C/2022 E3 (ZTF) é de longo período, e sua coloração é verde devido a composição de carbono em sua estrutura. Além disso, a última aparição do cometa próximo a Terra ocorreu há 50 mil anos.

Continua após o anúncio

Os cometas podem ser caracterizados como fragmentos congelados do espaço e que estão passando pelo Sistema Solar. Então, se conseguirmos observá-lo será uma grande oportunidade nos estudos astronômicos para todos que estiverem participando da nossa caçada”, destacou Fenilli.

Práticas de observação nos telescópios

O Parque Astronômico de Criciúma funciona todos os dias das 9h às 21h. O parque está localizado no Morro Cechinel, e suas práticas de observação nos telescópicos ocorrem de quinta-feira a domingo, das 20h às 21h. O local também conta com sessões guiadas no parque e em seu planetário digital que ocorrem de quinta-feira a domingo as 15h, 17h e 19h. O ingresso para participar das sessões no planetário custa R$ 10,00 por pessoa que será vendido no local.

Porém, crianças menores de seis anos, idosos e grupos de professores e alunos de escolas públicas municipais, estaduais e de creches não pagam. Já os professores e estudantes de escolas particulares de Criciúma, de escolas públicas e particulares de outros municípios e os universitários que desejam participar das sessões tem direito a meia entrada.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais