Prefeitura de Joinville realiza mais de 2,5 mil Regularizações Fundiárias nos últimos dois anos

Continua após a Publicidade

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Habitação, atingiu nesta quinta-feira (22/12) a soma de 2.504 Regularizações Fundiárias (Reurbs) concluídas nos últimos dois anos. O número foi divulgado em evento realizado no Teatro Juarez Machado, quando foram entregues 337 títulos de Reurb, de 30 áreas da cidade.

“É um momento ímpar, de grande felicidade, fruto de muita dedicação dos servidores da Secretaria de Habitação. Mas, apesar de trabalharmos com metas e indicadores, não podemos esquecer que estamos falando de famílias, que agora têm o direito constitucional de uma moradia digna”, afirma o secretário de Habitação, Rodrigo Andriolli.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

Para o prefeito Adriano Silva, foi devolvido o orgulho para mais de 2.500 famílias de Joinville, de 70 áreas regularizadas.

“Imaginem pessoas esperando há mais de 35 anos pelos títulos de suas propriedades e não recebiam. Com esse avanço de mais de 2,5 mil regularizações feitas, esses cidadãos passam a ter suas propriedades nas mãos, podendo participar do mercado financeiro com esse bem, usando-o em financiamentos e investimentos. Além de poderem vender tranquilamente o imóvel ou deixar de herança”, explica o prefeito.

Jair Ferreira Nonato, do Espinheiros, esperava há 34 anos pela regularização do seu imóvel.

“Eu nem sei mensurar o valor desse certificado. Antes, você tinha um bem que era apenas de posse informal. E hoje não, ele é seu de verdade. É uma alegria muito grande receber esse presente praticamente na véspera de Natal”, diz Jair.

Sobre a Regularização Fundiária

A Secretaria de Habitação da Prefeitura de Joinville explica que podem solicitar a Reurb ocupantes de lotes que estão em situação irregular. O processo pode ser realizado por um único morador representante da área, pela associação de moradores ou por terceiros, mediante apresentação de procuração em nome dos moradores.

O processo da Reurb pode ser desenvolvido pela equipe da Secretaria da Habitação, que atende uma fila balizada em critérios socioeconômicos. Ou ainda, os interessados podem buscar, por meios próprios, desenvolver o projeto de regularização fundiária, que deverá conter todas as exigências legais. Neste caso, além dos documentos citados acima, deverá ser protocolado o projeto.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua após a Publicidade