- PUBLICIDADE GOOGLE-

Samae Blumenau faz balanço positivo dos últimos anos e planeja novos investimentos em 2023

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae Blumenau realizou nos últimos dois anos diversas ações de ampliação, conscientização e educação em saneamento básico. Na área do abastecimento de água, o investimento foi de R$ 8.499.049,81 na expansão e implantação de 18,72km de novas redes. O investimento beneficiou diretamente 180 mil habitantes em todas as regiões da cidade. Além disso, em 2021 e 2022 foi implantado um novo reservatório de água no bairro Itoupavazinha, atendendo 37 mil pessoas nos bairros Itoupavazinha e Itoupava Central, um investimento de R$ 2.975.341,88. 

A ampliação da rede de esgoto já alcançou mais de 170 mil residências e a cidade conta com mais de 400 quilômetros de redes de coleta de esgoto em operação em 21 bairros, com cerca de 20 milhões de litros de esgoto tratados por dia. No início da concessão, em 2010, apenas 4,8% da população tinha esgoto tratado, hoje o percentual de cobertura está em 47%.

Continua após o anúncio

A educação em saneamento também foi um dos pontos fortes dos últimos anos, com a criação e o desenvolvimento do Programa de Educação em Saneamento (PES). O PES tem o objetivo de conscientizar de forma dinâmica e interativa quanto ao uso correto dos recursos hídricos, descarte dos resíduos sólidos e tratamento de esgoto, buscando uma atuação efetiva na melhoria da qualidade ambiental e de vida na nossa região. Em 2021 o foram atendidas 1.500 pessoas e este ano, 2022, mais de 1.400 pessoas de escolas públicas municipais, estaduais e particulares; empresa; Rotarys; Rotaracts; ONGs; entre outros, participaram do PES. Em seus 3 anos de atuação, o programa conseguiu atender mais de 4 mil munícipes, entre crianças e adultos.

Michael Schneider, diretor-presidente do Samae Blumenau, relembra as novidades já anunciadas para o próximo ano. “ Em 2023, está previsto o início das obras de construção de um novo sistema de abastecimento de água, incluindo a ampliação da captação de água bruta do Rio Itajaí-açu e da Estação de Tratamento de Água (ETA II), aumentando a capacidade total de abastecimento na cidade em 40%. Serão investidos U$26 milhões recursos oriundos do Banco para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata)”, conta.

Continua após o anuncio

Um novo reservatório com capacidade de armazenamento de 10 milhões de litros de água tratada também será construído na ETA II ampliando a capacidade de adução para os bairros e reduzindo a intermitência. A previsão para a licitação da obra de Ampliação e Captação de água bruta é para fevereiro ou março e da ETA II para julho 2023.

Investimentos ampliarão a regularidade no sistema de abastecimento de água

Continua após o anúncio

A captação de água bruta, atualmente feita dentro da Usina do Salto, será transferida para o remanso natural existente nas proximidades da ETA II, um dos objetivos é reduzir o material particulado na água que será tratada. Esta obra também contemplará um novo sistema de Captação e Adução de água bruta para ETA II com pré-filtragem e desarenação, possibilitando que em situações de alta turbidez na água captada no Rio Itajaí- açu as partículas maiores que 2 mm fiquem retidas, diminuindo a entrada desses materiais nos equipamentos.

Já a nova Estação de Tratamento de Água, proporcionará aumento na capacidade de tratamento dos atuais 940 l/s para uma vazão máxima de 1.600 l/s. O incremento, atenderá a demanda total de consumo da população atendida pela ETA II, inclusive, em momentos onde houver a necessidade da redução da vazão de tratamento, devido aos altos índices de turbidez do Rio Itajaí-açu, como o ocorrido nos últimos dias.

“Todas as estações de tratamento serão beneficiadas com investimentos em modernização e manutenção nos próximos anos. A ETA II é responsável por abastecer 70% do município e existe há 50 anos, por isso a necessidade urgente de grandes intervenções e investimentos. Essas ações beneficiarão todas as famílias da nossa cidade”, explica o diretor-presidente do Samae Blumenau, Michael Schneider.

postada em 21/12/2022 16:20 – 37 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais