Em Santa Catarina, 10 municípios registram ocorrências causadas pelas fortes chuvas

Continua após a Publicidade

As equipes do Governo do Estado se mantêm mobilizadas no atendimento às ocorrências provocadas pelas fortes chuvas que voltaram atingir Santa Catarina nesta semana. O último relatório divulgado pelo Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) divulgado às 11 horas, desta quarta-feira, 21, aponta que até o momento 10 municípios registraram ocorrências: Tigrinhos, Pomerode, Luiz Alves, São José do Cerrito, Jaraguá do Sul, Ilhota, Itapema, Porto Belo, Penha e Camboriú. 

As cidades de Navegantes, Barra do Sul, Balneário Camboriú, emitiram decretos de Situação de Emergência. Conforme o relatório, há 43 desabrigados – 33 em Camboriú e 10 em Barra Velha, e 22 desalojados – 20 em Camboriú e dois em Barra Velha. 

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

Rodovias estaduais

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade segue monitorando a situação das rodovias, em parceria com a Defesa Civil e PMRv. Confira a situação das rodovias estaduais em SC afetadas pelas chuvas:

Grande Florianópolis

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto Julio Cavalheiro/SECOM

SC-401 – Km 3.3 – risco de deslizamento de rochas. Tráfego em meia pista

* Atualizado às 11h35 do dia 21 de dezembro – Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade

Corpo de Bombeiros

A corporação segue com atenção especial nas regiões mais atingidas, que são a do 13º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Balneário Camboriú, além do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Itajaí.

Casan

Balneário Piçarra permanece como o município integrado ao Sistema Casan que necessita de atenção devido a prejuízos em seus sistemas de abastecimento. Em função das chuvas, a captação e a estação de tratamento de água permanecem alagadas, com redução do fornecimento de água especialmente para os bairros Morretes e Nossa Senhora da Conceição. A Companhia mantém o pedido de uso econômico em todas as regiões da cidade, para que o abastecimento possa ser mantido com manobras operacionais até regularização do sistema.

Na Grande Florianópolis, o município de Águas Mornas, que ontem apresentou redução no abastecimento, está com fornecimento de água recuperado.

Previsão do tempo

A previsão indica o enfraquecimento das chuvas nesta quarta e quinta-feira.  Nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí a circulação marítima ainda provoca chuvas rápidas, que intercalam com períodos de melhoria. Já dos Planaltos ao Oeste, o sol aparece entre nuvens. Por conta das chuvas dos últimos dias, ainda há risco para ocorrências como deslizamentos. Amanhecer de quinta com temperaturas de 15 a 21°C no litoral e de 11 a 16°C nas demais áreas. As máximas podem variar de 27°C a 32°C no Grande Oeste e de 23°C a 26°C nas demais regiões. 

Na sexta-feira, 23, a circulação marítima segue bastante enfraquecida, mas ainda provocando chuvas rápidas e variação de nuvens entre a região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas áreas continentais, entre os Planaltos e Oeste, o tempo mais seco favorece o predomínio de sol, possibilitando também uma maior amplitude térmica. No Oeste, as temperaturas variam de 15°C a 30°C  ao longo do dia, enquanto nas áreas litorâneas, sob influência da circulação marítima, marcam de 20°C a 25°C.

Fonte: Governo SC

Continua após a Publicidade