- PUBLICIDADE GOOGLE-

Nova Estação Meteorológica é instalada ao lado do reservatório R4, na Rua Johann Ohf

Neste mês de dezembro, a Defesa Civil Estadual solicitou ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae Blumenau um espaço próximo ao Reservatório (R4) , na Rua Johann Ohf, bairro Água Verde, para a instalação de uma Estação Meteorológica.
 
O novo equipamento com tecnologia “nowcasting” é capaz de mensurar a direção e velocidade do vento, quantidade de chuva e acumulados, variações de temperatura, e umidade e pressão atmosférica em tempo real, disponibilizando a análise dos dados em intervalos de 15 segundos.
 
Os técnicos da Defesa Civil Estadual optaram pela parceria com o Samae após uma análise detalhada do local ideal para detectar as frentes climáticas advindas do Oeste do Estado e em um raio de 25 km de distância das outras cidades com o mesmo sistema. A partir do mês de janeiro, o Samae Blumenau terá acesso aos dados, beneficiando a análise e possível projeção dos problemas causados pelo clima que possam afetar o abastecimento de água em Blumenau.
 
Michael Schneider, diretor-presidente do Samae Blumenau, explica os benefícios do compartilhamento de informações. “Equipamentos modernos, informações precisas, dados em tempo real são importantes ferramentas para compreendermos melhor os impactos do clima em nosso dia a dia. Além disso, a união de todos os órgãos envolvidos em acontecimentos que afetam as famílias da nossa cidade resulta em respostas rápidas e seguras dos planos de ação”.
 
O Governo do Estado adquiriu 37 estações: 25 hidrológicas, 10 meteorológicas e 2 pluviométricas; com o objetivo de acompanhar os eventos climáticos na Bacia do Rio Itajaí-açu. O equipamento e o sistema  já estão sendo utilizados pela Defesa Civil Estadual desde o dia 12 de dezembro.

postada em 16/12/2022 15:34 – 15 visualizações

Fotos

Continua após o anúncio

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua após o anuncio
Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais