CBMSC abre temporada da Operação Veraneio com todos os postos de guarda-vidas em funcionamento

Continua após a Publicidade

Neste sábado, 17, inicia a temporada da Operação Veraneio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), quando todos os postos de guarda-vidas estarão em pleno funcionamento.

A Operação Veraneio da corporação iniciou no dia 15 de outubro, quando alguns postos foram ativados na pré-temporada. Agora entra na temporada compreendida entre os dias 17/12/22 e 26/02/23 e segue até a pós-temporada de 27/02/23 a 09/04/23, em que gradativamente os postos de guarda-vidas serão desativados. Toda a Operação soma 174 dias de prevenção.  

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

A cobertura do CBMSC será com 361 postos de guarda-vidas (fixos ou atrelados), em 141 balneários/estâncias, em 31 municípios. O efetivo de guarda-vidas desta temporada será de mais de 1.200 guarda-vidas empregados por dia, entre guarda-vidas militares e guarda-vidas civis voluntários.  Ao total teremos 235 guarda-vidas militares, além de 1.991 guarda-vidas civis voluntários. 

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Ascom/CBMSC

A definição dos locais em que ocorre o monitoramento diário da Operação Veraneio é definida previamente, a partir de critérios populacionais, grau de periculosidade, recursos financeiros, logística, além da análise da situação a cada temporada. Também já estão previstos os períodos de ativação e desativação dos postos.

Neste ano a corporação também empregará 181 viaturas para suporte, sendo 63 veículos, 35 embarcações, 31 quadriciclos, 37 motoaquáticas, 3 motocicletas, 9 bicicletas elétricas, 2 helicópteros, 1 avião. 

Para o controle das informações, a corporação utiliza o sistema de Business Intelligence (BI), que auxilia na tomada de decisões e traz o panorama da Operação Veraneio a um clique.

O investimento total desta Operação Veraneio 22/23 será de R$ R$ 31.071.000,00, entre valores do Governo do Estado e recursos próprios.

Fonte: Governo SC

Continua após a Publicidade