- PUBLICIDADE GOOGLE-

Aprovado projeto que proíbe escola de exigir atestado médico de aluno vegano

O projeto de lei do deputado Fabiano da Luz (PT) que proíbe o Estado de exigir atestado médico de estudantes vegetarianos ou veganos na rede pública estadual de educação básica foi aprovado na Alesc.

O projeto veda a exigência de atestado médico aos alunos vegetarianos ou veganos da rede pública de educação básica em Santa Catarina. O objetivo da proposta é respeitar e assegurar a todos o acesso à alimentação escolhida, cujos pais ou responsáveis tenham declarado a opção à direção da escola.

Continua após o anúncio

Segundo o deputado, os pais têm dificuldades para conseguirem que as escolas estaduais e municipais aceitem a escolha alimentar. “Alguns profissionais simplesmente não aceitam a inclusão de opções livres de carnes no cardápio escolar. Exigem um atestado médico, como se o vegetarianismo ou o veganismo fossem uma espécie de doença”, argumenta.

Segundo o parlamentar, a lei não interfere em absolutamente nada no consumo de carne na dieta alimentar dos alunos, apenas permite que os estudantes possam optar por retirar a carne da alimentação escolar de forma espontânea, sem precisarem apresentar nenhum atestado médico para isso.

Continua após o anuncio

Fabiano conta que muitas vezes submetem as crianças a ficarem olhando os colegas comerem ou há apenas um pão seco no lanche. “É um desrespeito à opção familiar pelo não uso de animais na alimentação. Além disso, diversas escolas proíbem que estes alunos ao menos levem o lanche de casa.”

O parlamentar destaca que aceitar a escolha nas escolas é uma forma também de evitar demandas judiciais contra o estado e garantir o acesso à alimentação escolar de qualidade e universal.

Continua após o anúncio

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  [email protected]
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Fonte: Agência ALESC – Gabinetes

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais