Saúde de Camboriú realizará ação alusiva ao Dezembro Vermelho e Laranja

Continua após a Publicidade

Ação acontecerá na quinta-feira, dia 15, das 9h até as 11h30 na Praça das Figueiras

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF) e do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), realizará nesta quinta-feira, dia 15, uma mobilização especial alusiva ao Dezembro Vermelho, no combate a AIDS, e Dezembro Laranja, que também é o mês de prevenção ao câncer de pele. A ação acontecerá na Praça das Figueiras, das 9h às 11h30, e contará com a participação de profissionais da saúde na orientação sobrea as temáticas, além de estar disponível para a comunidade testes rápidos. Na ocasião também haverá orientações sobre doação de medula óssea, que tem sua semana de mobilização entre os dias 14 a 21 de dezembro.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

“Esta é uma semana de grande importância para lembrarmos de três temas vitais para a saúde, pois são duas questões que abordam a prevenção, no caso do combate a AIDS e na prevenção ao câncer de pele. Além disso, também trazemos à tona a importância da doação de medula óssea para o tratamento de pessoas com leucemia ou linfomas” pontua a psicóloga e coordenadora do NASF, Joyce de Almeida.

O combate a AIDS, caracterizado pelo Dezembro Vermelho e visa abordar o tema entre os jovens de 15 a 24 anos é muito importante, pois essa faixa etária representa 25% dos casos no município em 2021, percentual maior em comparação com os números no estado.
Já a prevenção ao câncer de pele, representado pelo Dezembro Laranja, é instituído pela lei municipal nº 3.350/2021. A campanha prevê o uso de ações educativas e a priorização da prevenção e tratamento da doença.

Fonte: Prefeitura de Camboriú – SC

Continua após a Publicidade