Itajaí inicia temporada de verão com todas as praias próprias para banho

Continua após a Publicidade

O Município de Itajaí está com todas as praias próprias para banho neste começo de temporada de verão. Os dados estão presentes nos relatórios de balneabilidade divulgados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A coleta mais recente foi feita no início de dezembro e apontou que as três praias da cidade, que tiveram amostras analisadas, estão limpas.

Durante a alta temporada, de novembro a março, as análises do IMA são divulgadas semanalmente, às sextas-feiras. O relatório levou em consideração três pontos da Praia Brava, um ponto da Praia do Atalaia e um ponto da Praia de Cabeçudas. Na região da Amfri, somente Itajaí, Navegantes e Balneário Piçarras estão com todas as praias próprias para banho.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

Em 2021, Itajaí também manteve duas praias na primeira colocação entre as mais limpas de Santa Catarina. De acordo com o relatório anual de balneabilidade do IMA, Atalaia e Cabeçudas estiveram 100% próprias para banho em todas as análises. O resultado positivo atrai tanto os moradores quanto os turistas para aproveitar o verão na cidade.

O bom desempenho do Município nos relatórios de balneabilidade está diretamente ligado a efetividade do tratamento de esgoto. Nos últimos anos, o Município, por meio do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), investiu em redes coletoras de esgoto nos bairros Praia Brava, Cabeçudas, Centro, Fazenda e Vila Operária. A ampliação da rede coletora esgoto está em andamento também nos bairros São Vicente, Cordeiros, Murta e Cidade Nova, totalizando uma cobertura de 58% da cidade. Além disso, outra medida importante adotada pelo Semasa é a fiscalização de ligações clandestinas e irregulares de esgoto para assegurar o correto tratamento.

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua após a Publicidade