- PUBLICIDADE GOOGLE-

Gincana encerra atividades dos Clubes de Matemática em Criciúma

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Para encerrar e comemorar as atividades realizadas durante o ano, os 325 estudantes que representam os clubes de matemática das 25 escolas da rede municipal de Criciúma, realizaram a IV Gincana Interclubes de Matemática. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, aconteceu no Parque dos Imigrantes, na última sexta-feira (25).

Continua após o anúncio

As provas da gincana envolveram temas que foram trabalhados nos encontros dos clubes organizadas em: grito de guerra, desfile do matemático famoso, caça ao tesouro, torneio de Othello, torneio de dominó, campeonato de Cubo Mágico, circuito limpo, circuito sujo e torta na cara.

“Os estudantes participaram de diversas atividades referentes aos temas que foram tratados nos encontros do clube. Além de rememorar os assuntos estudados, a gincana é uma competição de forma recreativa, que estimula o desenvolvimento de habilidades físicas e mentais possibilitando a integração dos estudantes de diferentes escolas da rede”, explicou a coordenadora dos Clubes de Matemática, Karine Luiz Calegari Mrotskoski.
 

Continua após o anuncio

A coordenadora conta que neste ano a equipe azul foi a vencedora, composta pelas escolas: Érico Nonnenmacher, Judite Duarte de Oliveira, Luiz Lazzarin, Oswaldo Hulse e Serafina Milioli Pescador. “É uma grande satisfação ver a alegria dos estudantes reunidos para participar da gincana, aplicando uma matemática de forma lúdica e interativa. A gincana foi um dia para comemorar e se divertir”, completa.
 

Entenda a gincana:

Continua após o anúncio

1. Grito de Guerra: composto por frases matemáticas e os lemas dos clubes de cada equipe.
 

2. Desfile do Matemático Famoso: o desfile faz um resgate da história de alguns matemáticos que são famosos por sua contribuição na ciência, enfatizando assuntos que os estudantes têm contato no currículo escolar.

3- Caça ao Tesouro: para conquistar o baú do tesouro, os estudantes precisam vencer muitos desafios matemáticos encontrando as peças de Poliminós para montar a sua chave.
 

4. Torneio de Othello: o jogo Othello começou a ser trabalhado no clube em 2019. Apesar de ser simples para aprender, envolve muita estratégia, análise das jogadas pela paridade das casas do tabuleiro e administração do tempo, já que o jogo é cronometrado.
 

5. Torneio de Dominó: o dominó é um jogo popular com muita Matemática envolvida. Desde a composição de suas peças à administração das jogadas para fazer uma boa partida.
 

6. Campeonato de Cubo Mágico: há sete anos este quebra-cabeça foi apresentado para os estudantes da rede como um desafio de superação e nos clubes, além dos algoritmos de resolução, os estudantes aprendem a percepção espacial, estudo das vistas e elementos dos sólidos geométricos.
 

7. Circuito limpo: esta prova avalia as atividades físicas ao raciocínio matemático. Para vencer é preciso resolver o desafio da calculadora quebrada, completando o circuito em menos tempo.

8. Circuito sujo: esta prova é para quem quer um desafio mais intenso, com muito trabalho em equipe.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais