Parque Ramiro recebe ação em alusão aos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Continua após a Publicidade

Neste sábado, dia 3, a partir das 8h, o Parque Ramiro Rudieger recebe uma ação da jornada alusiva aos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O objetivo é apresentar para a comunidade a rede de atendimento intersetorial e as ações da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Blumenau, que é responsável pela programação da campanha em parceria com a Prefeitura de Blumenau. 

No evento vão estar presentes representantes das entidades que compõem a rede de atendimento intersetorial, e que é responsável por atender as pessoas em situação de violência do município. A ação tem o intuito de mostrar a população como podem efetuar as denúncias, o funcionamento da rede de atendimento e as formas de proteção existentes na rede. 

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

“É muito importante dar visibilidade para essa rede, para que a população saiba que existe esse suporte em diversas áreas de atuação. Esta ação de sábado é mais uma forma de divulgar o trabalho que tem sido feito para diminuir os índices de violência no município e possivelmente até um espaço para que as pessoas denunciem algum tipo de violência que sofrem “, destaca Alexandre Matias, secretário de Desenvolvimento Social. 

Campanha 21 dias de ativismo

A programação em alusão aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres foi organizada pela Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Blumenau, que é um comitê composto por diversos órgãos, serviços e entidades, em parceria com a Prefeitura de Blumenau.
A programação segue até o dia 6 de dezembro de 2022, as atividades contemplam Acolhidas Coletivas nos Cras e Creas, e também um encontro regional de Grupos Reflexivos de Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher. 

Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Blumenau

O Comitê Permanente da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Doméstica, Familiar ou Institucional de Blumenau está organizado desde 2012, como uma instância de caráter independente, autônoma, deliberativa e de articulação permanente. O comitê é composto por entidades governamentais e não governamentais e da sociedade civil organizada, a fim de articular o funcionamento da rede de atendimento e serviços, e ainda ações de informação e prevenção das situações de violência. 

Todo mês são realizadas reuniões com intuito de articular ações sistemáticas de mobilização e sensibilização da comunidade para prevenção das violências, divulgação dos serviços existentes, articulação da rede de serviços, acompanhamento dos protocolos instituídos e capacitação dos profissionais que atuam nessa Rede. 

A rede é composta pelas seguintes entidades: Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Defesa Civil, Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, Secretaria Municipal do Esporte, Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Conselho Tutelar, conselhos municipais de Blumenau, hospitais de Blumenau, Poder Judiciário Estadual da Comarca de Blumenau, Ministério Público Estadual da Comarca de Blumenau, Defensoria Pública Estadual da Comarca de Blumenau, Polícia Civil de Blumenau, 10º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, Instituto Geral de Perícias, organizações não governamentais e entidades de classe, instituições de ensino superior de Blumenau e representantes da sociedade civil organizada.

Assessora de Comunicação: Júlia Vanderlinde

postada em 01/12/2022 15:37 – 23 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua após a Publicidade