Complexo Portuário de Itajaí registra quase 10% aumento na movimentação de cargas

- PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

O Complexo Portuário de Itajaí registrou crescimento de quase 10% no total de TEU’s (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados no mês de outubro deste ano em relação ao ano passado. Ao todo, foram 85 atracações e 148.529 TEU’s contra 135.157 TEU’s registrados em outubro de 2021.

Também foi contabilizado em outubro um aumento de 3% na movimentação de contêineres em toneladas. A movimentação passou de 1.519.682 toneladas em 2021 para 1.572.369 toneladas em 2022. De janeiro a outubro deste ano, o movimento do completo totalizou 818 escalas e 14.663.184 toneladas.

- PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

Com 25 atracações e 419.416 toneladas movimentadas no mês de outubro, o Porto de Itajaí também elevou a movimentação anual para 3.694.910 toneladas, além de totalizar 231 atracações durante os 10 primeiros meses desde ano. Na movimentação de TEU’s em outubro deste ano, o número foi de 39.992, com soma total de 312.388 TEU’s no período.

Atracação de veículos

Durante o mês de outubro, o Porto de Itajaí recebeu a oitava atracação de navio com cargas Roll On Roll Off. A embarcação Columbia Highway, de 199,97 metros de comprimento, por 32,26 metros de boca (largura), trouxe a bordo 1.235 veículos importados, sendo 666 modelos da montadora alemã BMW e 569 modelos da montadora General Motors do Brasil (GM).

“O Porto de Itajaí comprova, cotidianamente, que a gestão municipalizada é eficaz e promove o crescimento significativo no que abrange todos os setores portuários. No mês de outubro, recebemos a oitava atracação de navio com cargas Roll On Roll Off no berço público, na qual os veículos foram cuidadosamente conduzidos por agentes da área portuária. A capacitação de todos os trabalhadores portuários reflete nas movimentações diárias, proporcionando ao Complexo Portuário novos índices positivos”, conclui Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí.

Manobras experimentais

Ainda no mês de outubro, a Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, recebeu autorização da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí para a realização de 50 manobras experimentais de entradas e saídas com navios de até 51 metros de boca (largura), 335 metros de comprimento e 11,2 metros de calado. As manobras experimentais serão realizadas na área a nova Bacia de Evolução (Baía Afonso Wippel) e acontecerão em período diurno, respeitando a menor profundidade observada no complexo portuário.

“A movimentação registrada no Porto de Itajaí e em todo Complexo Portuário durante o mês de outubro é reflexo de um crescimento contínuo, tanto na movimentação de contêineres quanto de toneladas. Isso comprova a necessidade de garantir a economia de Itajaí, Santa Catarina e de nosso país, por meio do comprometimento e responsabilidade por parte dos trabalhadores portuários. Para o nosso município, a constante movimentação no Porto de Itajaí, comprovada pelos índices de desempenho, é motivo de satisfação durante todos esses anos de Porto Municipalizado”, afirmou o prefeito de Itajaí em exercício, Marcelo Sodré.  

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua após a Publicidade