- PUBLICIDADE GOOGLE-

Mostra dos Clubes de Astronomia incentiva o estudo da ciência fora das salas de aula

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Socializar os trabalhos dos Clubes de Astronomia levando curiosidade e o estudo da ciência para além das salas de aula, é o objetivo da Mostra dos Clubes de Astronomia. A ação foi incentivada pela Secretaria Municipal de Educação, propagando a ciência com a exposição de 25 trabalhos que foram produzidos nos clubes no contraturno, nas escolas da Rede Municipal de Ensino ao longo deste ano. A exposição dos trabalhos teve início na última quarta-feira (23) e segue até o dia 30 de novembro, no hall da Prefeitura Municipal de Criciúma.

Continua após o anúncio

Como educadores percebemos que o estudo astronômico desperta um dos principais fatores na busca pelo conhecimento: a curiosidade. Principalmente, porque todos querem saber os possíveis fenômenos que acontecem em nosso universo. Dessa forma, essa socialização de trabalhos dos nossos estudantes contribui para mostrar que a Astronomia é uma ciência ampla e interdisciplinar. Assim, gerando motivação nos estudos em nossas salas de aula devido aos diversos componentes curriculares em que ela está envolvida”, ponderou o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

Segundo a coordenadora de Clubes, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, os trabalhos apresentados estão na temática ‘Uma Viagem pela Lua’, reunindo maquetes, jogos de tabuleiro, livros e dinâmicas e também curiosidades sobre a Lua, que foram desenvolvidos e criados pelos estudantes do Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras em suas respectivas escolas.

Continua após o anuncio

Pensamos em trazer esse trabalho para o hall com o objetivo de mostrar que a Astronomia é uma ciência muito rica, que estimula a curiosidade e é também acessível para todas as idades. Desse modo, durante a exposição todas as pessoas conseguem ter acesso a uma parte de toda a amplitude de conteúdos que a Astronomia busca representar”, destacou.

Uma Viagem pela Lua

Continua após o anúncio

De acordo com a professora e também coordenadora do projeto, Vanessa Medeiros, a Lua foi um dos assuntos abordados nos encontros durante o segundo semestre letivo. Além de conhecer mais sobre nosso satélite natural, nos clubes o desafio foi de aprofundar alguns temas específicos como: eclipse, face oculta e visível, movimento aparente e a visita do homem à Lua.
 

Depois da realização das aulas teóricas sobre o tema, cada clube teve um subtema específico sobre a Lua para fazer uma pesquisa e produzir seus materiais didáticos para socializar e expor. Todos os trabalhos presentes na mostra foram desenvolvidos com materiais recicláveis e de baixo custo, sendo acompanhados de um banner e vídeo explicativo”, explicou.

A professora ainda ressaltou que, em uma tarde intitulada de CineAstro, os estudantes assistiram os clubistas de outras escolas apresentarem os seus trabalhos. “Agora essa socialização continua no hall da prefeitura, mas agora para a comunidade em geral e com o intuito de mostrar parte do que aprendemos e realizamos durante nossos encontros semanais nas escolas”, ressaltou.

Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras

O projeto do Clube de Astronomia acontece em 25 escolas da rede municipal de ensino. O objetivo da ação é incentivar e levar os estudantes a compreensão da linguagem científica, utilizando temas atuais relacionados com a Astronomia e Astronáutica. Conforme Karine, nessas atividades produzidas no contraturno escolar os estudantes conseguem entender melhor o universo e os fenômenos que nele ocorrem.

Estimular o contato com a ciência para nós é um sentimento de orgulho e de alegria que se torna ainda maior com a construção de um Parque Astronômico no município de Criciúma. Acreditamos que este será um espaço inspirador para o fomento à pesquisa, ampliação e produção de conhecimentos, contribuindo para a formação de futuros cientistas em Criciúma e região”, frisou a coordenadora de Clubes.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais