Lançado edital para exposição artística na Alesc em 2023

Continua após a Publicidade

A Assembleia Legislativa, por meio da Gerência Cultural, lançou neste mês o edital para a seleção dos artistas interessados em expor seus trabalhos em 2023 na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho. As inscrições para a seleção começam dia 1º de dezembro e vão até 13 de janeiro de 2023, mas os candidatos já podem consultar o edital no site da Gerência Cultural.

Serão selecionados dez projetos que poderão expor seus trabalhos no próximo ano.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

Cada artista selecionado terá 25 dias para expor suas obras na galeria e a novidade deste edital: os projetos aprovados receberão uma premiação de R$ 1.500,00.

O objetivo é possibilitar que artistas e grupos do cenário cultural, nas diferentes linguagens de artes visuais, utilizem gratuitamente a galeria da Assembleia para expor suas obras. Para os selecionados, além de ceder a galeria, a Assembleia criará e divulgará convite sobre a mostra, com a impressão de flyers, além de oferecer auxílio técnico para a montagem e desmontagem da exposição e divulgação sobre o evento pelos veículos de comunicação da Alesc. Já os artistas selecionados deverão doar uma peça da exposição para o acervo da Assembleia.

O edital para ocupações artísticas da Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho é um mecanismo criado pelo Ato de Mesa N.º 599, de 13 de dezembro de 2017, com o objetivo de dar mais transparência aos processos de seleção de exposições ao principal espaço de arte do Parlamento catarinense.

Desde 2018 a Gerência Cultural seleciona via comissão avaliadora até 10 propostas de exposição para fazerem parte da programação cultural da Casa. Nos anos de 2021 e 2022, devido à pandemia de Covid-19, o lançamento do edital foi suspenso, sendo retomado em 2023 com premiação para as propostas expositivas selecionadas.

Espaço cultural
A Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, fundada em novembro de 1999, é uma das galerias catarinenses mais importantes e respeitadas da cena de arte contemporânea, moderna, clássica, e se destaca por desempenhar um papel crucial na construção e consolidação de carreiras de artistas do Estado.

Sua configuração é ampla, moderna e estrategicamente localizada no hall de entrada do Palácio Barriga Verde. Situada em frente ao Plenário Osni Régis, a Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho conta com um espaço de 9,5 metros de largura com 8 metros de profundidade e está equipada com um conjunto de lâmpadas LED sob trilhos e 9 painéis brancos medindo 200 cm x 184 cm x 40 cm, frente e verso, acabamento em laminado.

Fonte: Agência ALESC

Continua após a Publicidade