- PUBLICIDADE GOOGLE-

Blumenau prestigia entrega da comenda do Cruz e Sousa

O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, Rodrigo Ramos, representou o município na entrega da mais alta honraria catarinense, a Comenda do Mérito Cultura Cruz e Sousa. A solenidade que reconheceu personalidades dos mais variados segmentos ocorreu na noite de quinta-feira, dia 24 de novembro, no palácio que leva o mesmo nome do poeta, em Florianópolis.

Na homenagem em memória, a condecoração foi entregue ao naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, o Fritz Müller (1922-1897). Os tataranetos do pesquisador Melita e Vitor Bona representaram a família. Junto com eles também estiveram presentes a historiadora e Comendadora da Cultura do Estado, Sueli Petry, e os pesquisadores “müllerianos” Marcondes Marquetti e Mario Steindl.

Continua após o anúncio

Coube ao secretário de Blumenau falar em nome do homenageado e lembrar das adversidades, dos sonhos e principalmente da forte ligação com a cultura e educação que Fritz Müller teve durante toda sua pesquisa. A entrega da Comenda é anual e sempre na data de 24 de novembro, aniversário de nascimento do poeta catarinense.

João da Cruz e Sousa (1861-1898) foi um poeta brasileiro. Com suas obras Missal (prosa) e Broquéis (poesia), publicadas em 1893, foi precursor do movimento simbolista no Brasil, do qual é o principal expoente. É patrono da Academia Catarinense de Letras, representando a cadeira nº 15. A Medalha que leva seu nome foi criada em 1994, por meio do Decreto nº 4892/94, e tem como objetivo reconhecer importantes feitos em prol do desenvolvimento cultural de Santa Catarina.

Continua após o anuncio

O homenageado

Fritz Müller nasceu na Alemanha em 31 de março, numa pequena aldeia (Windischholzhausen) da Turíngia, próximo à cidade de Erfurt. Filho mais velho de um pastor evangélico, desde cedo revelou interesse pela natureza. Imigrou em 1852 para o Brasil e residiu em Blumenau e Florianópolis. Foi o maior cientista brasileiro do século XIX e um dos mais importantes colaboradores de Charles Darwin.

Continua após o anúncio

Além de naturalista, Fritz Müller foi botânico e professor de matemática e ciências naturais. Teve dez filhos com a esposa Carolina, sendo que um menino faleceu ainda nas primeiras horas de vida. Das outras nove filhas, apenas três constituíram família. Deixou uma imensa contribuição para a ciência, sendo citado 39 vezes no livro A Origem das Espécies de Darwin. Além das importantes pesquisas nas áreas da Biologia, Botânica e Zoologia, elaborou poemas para a alfabetização das filhas.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

postada em 25/11/2022 16:25 – 36 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais