Reunião define mobilização pela instalação da Região Metropolitana de Blumenau

Continua após a Publicidade

Uma reunião com lideranças regionais no auditório da Associação dos Municipios  do Vale Europeu (AMVE), coordenada pelo deputado estadual Ivan Naatz  (PL),  na noite desta quinta-feira última (17) significou mais um passo para a efetiva implantação da Região Metropolitana de Blumenau , integrada ainda pelos municípios de Gaspar , Indaial, Pomerode e Tmbó. Em Santa Catarina , 11 regiões metropolitanas já foram criadas por lei estadual aprovada na Alesc, mas só a da  Grande Florianópolis teve instalação efetiva até agora.

Em todo o país, as Regiões Metropolitanas se caracterizam pelas  áreas urbanas de diferentes cidades interligadas entre si física , política , cultural e economicamente, exercendo uma mútua relação estrutural e de interação nestes setores. Para o deputado Ivan Naatz , essa situação de interdependência e de cooperação entre os municípios conurbados já é uma realidade consolidada entre Blumenau e região do Vale  e é preciso evoluir  no sentido de tratar de forma conjunta e com menor custo os desafios comuns como mobilidade urbana, segurança pública, ,ampliação do saneamento básico, e melhoria do  transporte público e da infraestrutura geral.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

O parlamentar admite que ainda há certas resistências em função de questões político -administrativas regionais, mas também muito em razão da falta de maiores informações sobre como funciona efetivamente uma região metropolitana. Neste sentido , o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt ( Podemos ) sugeriu e foi aceita pelo grupo, a proposta de realização de um seminário dirigido aos demais prefeitos, vereadores e lideranças regionais, ministrado por técnicos e autoridades públicas que já participaram da implantação de outras regiões metropolitanas pelo país.

O seminário já ficou pré-agendado para a segunda quinzena de fevereiro de 2023. Gradativamente, também será formada uma Comissão Mista Suprapartidária para acompanhar o processo de mobilização. Se efetivamente implantada , a Região Metropolitana de Blumenau terá uma população total estimada de 590 mil habitantes e  economicamente com um Produto Interno Bruto –  PIB concentrado ao redor de R$ 23 bilhões.

* Comunicação Gabinete – Em 18 – 11 – 22
 

Fonte: Agência ALESC – Gabinetes

Continua após a Publicidade