Alunos do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos apresentam seus trabalhos na Feira do Empreendedor 2022 nas unidades de ensino

Continua após a Publicidade

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo e a Secretaria de Educação (Semed) estão participando nesta sexta-feira, dia 18, da Feira do Empreendedor 2022, que faz parte do projeto Jovens Empreendedores  Primeiros Passos (JEPP) umas das diretrizes do programa Cidade Empreendedora do Sebrae, contratado pela Prefeitura de Blumenau em junho de 2021.

A feira está sendo realizada junto à Cematepca 1, na Rua Araranguá, no período da manhã e também à tarde, no horário das 14h30 às 16h. A proposta do evento é mostrar os resultados  alcançados durante o ano letivo nas oficinas do JEPP, juntamente com os estudantes e professores. Além disso, a feira também é uma oportunidade de vender os produtos confeccionados pelos próprios estudantes das turmas do Cematepca.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

De acordo com a Sedec, o projeto JEPP conta com a participação de 4 mil estudantes do município com apresentações desde o início do mês em diversas unidades de ensino. A previsão é de prosseguir com a realização da feira em outras unidades até o fim deste mês (ver cronograma abaixo).

JEPP

O Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é uma proposta do Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O curso para esta etapa da Educação Básica é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Confira as próximas escolas a contar com a Feira do Empreendedor 2022

Dia 19/11 – sábado
EBM Professora Zulma Souza da Silva – 8h às 14h.

Dia 23/11 – quarta-feira
EBM Rodolfo Hollenweger – pós recreio
EBM almirante Tamandaré – 10h às 11h25 – 13h às 14h25.

Dia 25/11 – sexta-feira
EBM João Joaquim Fronza – 7h30 às 11h  –  13h30 às 17h
Cematepca II – 8h às 16h.

Dia 30/11 – quarta-feira
EBM Friedrich Karl Kemelmeier –  9h às 11h30 – 15h às 17h

As escolas Adelaide Starke, Pedro I e Fernando Ostermann também serão contempladas com a feira, mas ainda sem data definida para realização.

postada em 18/11/2022 15:42 – 23 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua após a Publicidade