- PUBLICIDADE GOOGLE-

Construção da Praça das Rosas está 95% concluída

A construção da Rosenplatz, a Praça das Rosas, deve ser inaugurada dia 4 de novembro, às 19h. A informação foi repassada pelo prefeito Mário Hildebrandt ao secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Rodrigo Ramos, visto que a construção dos prédios que abrigarão a cafeteria e a loja de artesanato e economia criativa, a parte de iluminação, os palcos para shows e o piso estão prontos, faltando apenas alguns detalhes de acabamento como pintura e a parte de energia elétrica.

O novo espaço multiuso para a cultura está em construção nos fundos do antigo prédio que serviu de sede para a prefeitura e hoje é ocupado pela SMC. A área que servia de estacionamento recebeu novo piso e benfeitorias projetadas para valorizar o Centro Histórico e ampliar as alternativas de lazer da comunidade.

Continua após o anúncio

O andamento das obras depende das condições climáticas, mas já chegou a 95% do total. A parte de concretagem dos espaços já foi concluída, assim como a colocação dos corrimãos, escadarias e rampas de acessos. O cronograma está em dia e o ritmo dos trabalhos é intenso.

O moderno espaço cultural prevê investimentos de R$ 1.996.598. “A obra transcorreu sem grandes problemas”, salienta a arquiteta Camila Rodrigues, que atua no projeto junto com Ana Lúcia Abrão Latrônico. “Agora, na finalização do espaço, os períodos de chuva acabam atrapalhando o ritmo dos trabalhos e principalmente dos acabamentos, mas tudo dentro do prazo de inauguração.”

Continua após o anuncio

Camila Rodrigues ressalta a qualidade da mão-de-obra da empresa executora, que segundo ela sempre buscou soluções técnicas alinhadas com a funcionalidade, escolha de materiais adequados, estética e principalmente trabalhou de forma comunicativa com a fiscalização. “A qualidade do espaço público se mede, entre outros critérios, pela sua acessibilidade, pelo potencial de desenvolver atividades, por serem espaços agradáveis e de encontros”, comenta. “A proposta da Rosenplatz apresenta estas características, além da criação de micro centralidades, onde as diferentes formas de ocupar o espaço podem acontecer simultaneamente através do desenho integrador.”

A Rosenplatz tem potencial para diversos usos – feiras, apresentações artísticas, exposições, estar -, com geração de valor para a cidade e habitantes. “Isso será alcançado através da apropriação do espaço, da sociabilidade entre os usuários e, consequentemente, com o senso de pertencimento e a valorização da cultura local, criando espaços para expressão dos artistas e a comercialização dos seus produtos. E por fim é um espaço púbico que respeita o patrimônio cultural, a paisagem, a escala humana e a ambiência do local.”

Continua após o anúncio

Editais de ocupação

O projeto elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) propõe conectar os espaços com a rua e a área verde do horto botânico, que fica nos fundos do Museu da Família Colonial. A área central da praça será utilizada como estacionamento em horário comercial. “Os trabalhos concentram-se na conclusão das calçadas, jardim e iluminação. A obra vai preservar alguns dos paralelepípedos da Rua XV de Novembro, a primeira rua pavimentada de Santa Catarina. A pista de rolamento principal será mantida em alguns pontos como forma de preservação da identidade local”, comentou Rodrigo Ramos.

A Secretaria de Parceria e Concessões trabalha para que sejam publicados os editais para a ocupação da sala de venda de artesanato e economia criativa e a área de alimentação. “Internamente atuamos para termos as feiras culturais nos finais de semana já a partir de 2023. É um sonho realizado com o apoio de muitas mãos”, concluiu o secretário.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 14/10/2022 15:11 – 29 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais