Prefeitura deu ordem de serviço para construção da nova ponte da Lagoa

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Florianópolis vai iniciar nos próximos dias a construção da maior travessia do interior da Ilha de Santa Catarina: a nova ponte da Lagoa da Conceição. Essa grande obra de R$ 53,2 milhões promete oxigenar a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena que fica no Campeche, e melhorar a passagem das embarcações sob a ponte. A ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (7) pelo prefeito Topázio Neto e pelo secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, cuja pasta vai conduzir o trabalho.

Os benefícios do investimento numa infraestrutura de ponta decorrem do fato de que a altura livre, ou seja, a distância entre a lâmina d’água da Lagoa da Conceição e a ponte em si será três vezes maior, se comparado à de hoje. Isso porque, atualmente, na máxima maré, essa altura é de 1,80 metros, e passará a ser de seis metros. Sendo que a mesma proporção valerá para o vão livre, ou seja, o espaço para a passagem de embarcações sob a ponte. Esse espaço será de 30 metros, sendo que, atualmente, é de apenas nove metros.

- PUBLICIDADE -

“Além do que, a obra vai elevar a autoestima da população local que vai livrar-se da atual ponte extremamente desgastada e subdimensionada”, destacou o secretário Gallina.

De acordo com o projeto executivo, a nova ponte da Lagoa da Conceição ficará à direita da ponte atual, sentido Centrinho-Avenida das Rendeiras. Terá estrutura de concreto armado com guarda-corpos e formato curvo, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com a seguinte conformação: duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura, dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários)  de 2,80 metros de largura. 

Revitalização do entorno

A obra ainda prevê a revitalização do entorno da nova ponte da Lagoa da Conceição com a recuperação total dos decks e atracadouros existentes na área próxima à marina que fica à esquerda da ponte atual. E mais: após a demolição dessa estrutura – que ocorrerá somente após a entrega da nova ponte – os aterros das duas cabeceiras “antigas” ganharão ampla infraestrutura de lazer com áreas de contemplação das belezas naturais, playground, academia de ginástica e praça públicas.

A obra conta com as devidas licenças ambientais provisória (LAP) e de instalação (LAI), concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), assim como as autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos. Ela será executada pela empresa Cejen Engenharia Ltda. pelo prazo de dois anos. No total, o investimento é de R$ 53.211.188,89.

Cabe destacar que as obras não vão afetar o trânsito local, já que a atual ponte da Lagoa da Conceição será mantida até a entrega da nova travessia.


Fonte: Prefeitura de Florianópolis