- PUBLICIDADE GOOGLE-

Itajaí incentiva o hábito da leitura no transporte escolar

Os 142 estudantes da Rede Municipal de Itajaí, que diariamente utilizam o transporte escolar nos bairros São Roque, Santa Regina e Itaipava, passaram a ocupar melhor o seu tempo durante os trajetos entre as unidades de ensino e suas casas. Muitos desses percursos levam em média uma hora e, através do projeto “Arte no Caminho da Escola”, os alunos têm a oportunidade de acessar livros gratuitos e praticar a leitura além da sala de aula.

“Com isso, os estudantes despertam, ainda, a imaginação, constroem valores e ajudam a conter comportamentos adversos e indesejados, que eram acarretados pelo longo tempo em linha, com a falta de ocupação saudável e que despertasse o interesse deles”, destaca Rosangela Zeni Koch, responsável pelo Transporte Escolar do Departamento de Assistência ao Educando (DAE).

Continua após o anúncio

Ao todo, cerca de 150 livros estão disponíveis nas duas linhas escolares. Os materiais ficam expostos na entrada dos ônibus, em porta-livros confeccionados pelo Centro de Múltiplo Uso do bairro Cordeiros, através das voluntárias Ivete Bertelli Nardes e Verônica Margarida Gaia. Há obras da literatura infantil, gibis e títulos famosos como “O Sol também é uma Estrela”, de Nicolas Yoon, e “O Pequeno Príncipe”, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry.

A iniciativa transforma o ambiente do ônibus escolar em espaço de produção artística e debates saudáveis. Todas as obras foram doadas pelo programa Cultura e Travessura, também da Secretaria de Educação.

Continua após o anuncio

“Reaproveitar aqueles títulos que já não são mais usados ou que têm em grande quantidade nas escolas e poder levar desenvolvimento cultural aos nossos alunos nesse período do dia é algo muito gratificante. Assim, transformamos o caminho da escola, em lugar de produção, conhecimento, arte e lazer”, enfatiza Ana Carolina Beling, supervisora do programa.

O trabalho conta com o apoio e o incentivo das monitoras Marina de Matos Solza e Deisiane Vendramini Lima, que ainda controlam os livros que saem para empréstimos: são cerca de 20 por semana. Os motoristas Marcio Santos e João Manoel Borges também contribuem no projeto. “A aceitação foi surpreendente, os pais aprovaram e colaboram supervisionando os cuidados com os livros e as devoluções”, informa Deisiane.

Continua após o anúncio

A ideia começou a ser desenvolvida em agosto deste ano. Trata-se de um projeto piloto que poderá ser expandido para outras linhas do transporte escolar. Atualmente, a Secretaria de Educação conta com 46 ônibus escolares, que atendem cerca de 6 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino.

“Toda e qualquer doação de livros será muito bem-vinda. Os interessados podem nos procurar no setor de Transporte Escolar DAE, da Secretaria Municipal de Educação, ou através do nosso telefone (47) 3249-3310”, explica Rosangela Zeni Koch. 

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais