- PUBLICIDADE GOOGLE-

2º Concurso de Pescado premia pratos criativos em merenda escolar dos CEIs municipais de Joinville

Caranguejos e sereias formados por grãos de arroz e pedaços de beterraba, oceanos de feijão, leões com juba de cenoura e estrelas de melancia e kiwi. Esse mundo de fantasia passou pelos pratos de bebês e crianças atendidos pelos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Joinville nesta semana, quando ocorreu o 2º Concurso de Pescado de Joinville.

A proposta faz parte da programação municipal da 19ª Semana do Pescado, que começou em 1º de setembro e ocorre no Brasil inteiro para incentivar a população a consumir pescados e apoiar o setor pesqueiro. Em Joinville, as ações são realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), que se uniu à Secretaria de Educação para desenvolver o concurso.

Continua após o anúncio

“A oferta de pescados às crianças proporciona o conhecimento sobre o alimento, pois muitas famílias não possuem o hábito de consumir essa proteína ou não têm acesso a ela. Assim, proporcionamos às crianças o benefício do valor nutricional da proteína, vitaminas e ácidos graxos como o ômega 3, que favorecerá a saúde do cérebro e a cardiovascular, além de possuir ação anti inflamatória”, explica a nutricionista da Secretaria de Educação, Kerolin da Silva.

Neste ano, 25 CEIs participaram. O cardápio de todas as unidades era igual, composto basicamente por feijão, arroz, peixe e salada. O desafio às cozinheiras era empratar de forma criativa e lúdica, com o objetivo de chamar a atenção dos pequenos para uma alimentação nutritiva.

Continua após o anuncio

O primeiro lugar ficou com o CEI Luiza Maria Veiga, do bairro Guanabara. Nos dias anteriores ao evento, a equipe pedagógica uniu-se à equipe de cozinheiras para realizarem pesquisas e pensarem nos elementos lúdicos preferidos das crianças atendidas na unidade, que têm até três anos de idade. Segundo a diretora, Simone Cidral Stringari, a ação gerou bons resultados.

“Montamos um cantinho decorado com conchas e com o aquário de um peixinho beta e as crianças já ficaram encantadas. Elas se divertiram muito comendo e querendo provar até mesmo a salada, que muitos têm dificuldade para aceitar”, contou a professora de apoio pedagógico (PAP) Shanna de Lima.

Continua após o anúncio

Em segundo lugar no concurso, ficou o CEI Pedro Paulo Hings Colin, do bairro Itinga; e, em terceira posição, CEI Castelo Branco, no bairro Aventureiro. O CEI que conquistou o 1º lugar vai receber a visita de especialistas da Unidade de Desenvolvimento Rural para uma conversa com as crianças e 30 livros infantis.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais