- PUBLICIDADE GOOGLE-

Representantes da Emasa conhecem sistemas usados pela BRK RMM em Maceió

Fiscais do Se Liga na Rede conheceram metodologia para identificação de irregularidades

As fiscais sanitaristas da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú, Andressa Algayer e Beatriz Vieira, responsáveis pelo Programa Se Liga na Rede, visitaram na última semana em Maceió, a BRK RMM – uma das maiores companhias privadas de saneamento no Brasil, presente em mais de 100 municípios. Durante a visita técnica e reuniões, conheceram a estrutura e os sistemas operados pela Unidade.

Continua após o anúncio

O objetivo do benchmarking, foi conhecer as metodologias aplicadas que permitem mais controle e eficiência nos procedimentos técnicos adotados pela empresa, durante a prestação dos serviços de água e esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Maceió. Na primeira etapa, o coordenador de Manutenção, Micaías Santos, apresentou a atuação do Programa Saneamento Limpo, realizado pela BRK para identificação de irregularidades e ligações clandestinas existentes na rede coletora de esgoto. Em campo, as fiscais conferiram de perto o trabalho das equipes que já vistoriaram mais de 3.000 ligações em Maceió e tem como meta inspecionar mais de 50 mil ligações nos próximos 24 meses.

“Neste programa, já foram identificadas quase 900 irregularidades que comprometem o funcionamento do sistema de coleta de esgoto e a BRK em conjunto com a Prefeitura de Maceió, atua na solução destas irregularidades. Com a visita de campo, foi possível a troca de experiências, já que em Balneário Camboriú, as vistorias acontecem há bastante tempo e tem apresentado um resultado excelente no quesito balneabilidade das praias do Município”, explicou Micaías.

Continua após o anuncio

A funcionalidade do método utilizado pela BRK RMM, com uso de aplicativo, chamou a atenção das fiscais Sanitaristas da Emasa que atuam há seis anos em Balneário Camboriú. O Programa Se Liga na Rede já conta com mais de 100 mil vistorias realizadas, porém, precisa aprimorar as metodologias de controle e monitoramento de dados. “Foi muito bom poder conferir de perto a experiência da RMM. Temos um grande desafio pela frente porque nosso cadastro está concentrado em planilhas e precisamos aprimorar estes fluxos para ter mais controle e melhorar nosso monitoramento, tornando nossos indicadores os mais reais possíveis. Temos muitas coisas parecidas em relação ao trabalho, mas precisamos avançar em tecnologia”, disse a fiscal Sanitarista da Emasa, Beatriz Vieira.

Durante a visita também foi apresentada a área de Planejamento Técnico, liderada por Ericke Tavares, mostrando o método utilizado para solicitações de análise de viabilidade técnica para novos empreendimentos, que é feito de forma online, como também já ocorre na Emasa. O Centro de Controle Operacional (CCO), que atua 24h por dia, também foi apresentado. De forma ágil, permite a troca de informações com os times operacionais, de planejamento e análise operacional, comunicação e sustentabilidade, para otimizar e padronizar os processos. “Esse sistema é semelhante ao que temos na Emasa, de Telemetria, que permite o monitoramento do nível do rio, vazão, dos reservatórios, elevatórias, entre as Unidades. E ainda, temos o software 1Doc, para agilizar o trâmite de documentos internos e externos”, mencionou a fiscal Andressa.

Continua após o anúncio

De acordo com Ericke, “os sistemas com uso de tecnologia permitem um melhor fluxo de trabalho, otimizando tempo e oferecendo mais segurança na informação. Porém, o grande segredo para uma boa operação é a metodologia integrada na hora de utilizar as ferramentas, que faz toda a diferença”.


EMASA
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Divulgação EMASA

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais