Sabores da Oktoberfest apresenta cardápio e novidades para a 37ª edição da festa

- PUBLICIDADE -

Na noite desta terça-feira, dia 6, no Setor 4 – Biergarten ocorreu o Sabores da 37ª Oktoberfest Blumenau. Na oportunidade autoridades e membros da imprensa conheceram o cardápio oficial da maior festa alemã das Américas e as novidades preparadas para a edição deste ano.

O prefeito Mário Hildebrandt destaca a alegria de estar tão perto de retomar com a Oktoberfest. “ Tivemos dois anos sem o evento, isso foi doloroso para toda a comunidade. Mas a menos de 30 dias para a Oktoberfest já sentimos a emoção das pessoas e o prazer de orgulhosamente vivenciar a festa”, diz. 
  
A festa, que ocorre entre os dias 5 e 23 de outubro, terá 17 pontos de vendas com cerca de 140 pratos da gastronomia típica alemã. Todos deverão seguir o conceito Haus (casa em alemão), assim como aconteceu em anos anteriores. Pela primeira vez teremos um cardápio específico de carne de peixe, uma variação de peixe tradicional na Alemanha. Na casa da ave, a aposta é comercializar outro prato tradicional da Oktoberfest de Munique, o meio frango assado em forno, além de reintroduzir a codorna recheada. Em relação aos doces, a novidade fica por conta da comercialização de castanhas e amendoins doces, muito comuns na região da Bavária.
Outra novidade será o Döner kebab, prato turco que ganhou bastante popularidade na Alemanha, sendo um dos lanches mais consumidos no país, e que na Oktoberfest Blumenau, será encontrado no setor 2. Também teremos, pela primeira vez, a venda de Rollmops na praça de alimentação. O cardápio completo pode ser conferido  neste link.

Temos uma variedade de sabores, que vão agradar todos os públicos, aponta o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel. “ A Oktoberfest é uma grande festa gastronômica, preservamos nossa cultura por meio da culinária e da tradição, que está inserida em todos os aspectos na festa”, completa.
    
Traje da realeza  

O evento, além trazer a gastronomia da maior festa alemã das Américas, também apresentou aos presentes outras novidades, e também o traje oficial da realeza, que foi escolhido pelo público em votação popular. O traje foi idealizado pela aluna do curso de moda da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Maria Eduarda Hornburg, ganhadora do concurso feito em outubro de 2021. 
  
Pela primeira vez, o Parque Vila Germânica estipulou que os trajes fossem desenvolvidos dentro do tema “Bordado Casa Meyer”. Trata-se de um bordado típico feito na Casa Meyer, tradicional ponto comercial da cidade em meados do século XIX. Fundada em 1903 por Ricardo Meyer, filho de imigrantes da Alemanha, a Casa Meyer foi pioneira na região, comercializando principalmente porcelanas, cristais e bordados florais.
  
Novidades
      
Entre as novidades exibidas no evento para a 37ª edição da Oktoberfest estão os dois novos carros alegóricos, o Carro da Capital da Cerveja e do Rollmops, que remete a iguaria típica alemã. Os veículos foram escolhidos para compor a tradicional manifestação cultural na Rua 15 de Novembro. Devido à pandemia causada pelo Coronavírus, que forçou o cancelamento da festa nos últimos dois anos, esta será a primeira vez que o “BierHauptStadtWagen” e o “Rollmopswagen” participarão dos desfiles. 
  
O Rollmopswagen nasceu com objetivo de resgatar uma iguaria da gastronomia alemã, o rollmops, que era tradicionalmente encontrado nos bares e botecos de nossa cidade e região. Feito de peixe e cebola em conserva, o carro traz um vidro “gigante” de rollmops, que se transforma em um boteco para reviver a tradição com muita diversão e alegria. 
  
Já o BierHauptStadtWagen surgiu de um grupo formado por empresários e empreendedores que se reuniram para construir a alegoria para participar dos desfiles da Oktoberfest. Escolhendo o tema de referência  “Blumenau como Capital Brasileira da Cerveja”, cujo carro alegórico foi denominado de “BierHauptStadtWagen”, que significa “Carro da Capital da Cerveja”.
    
Na oportunidade o público também conheceu o caneco oficial deste ano. A peça leva a identidade visual da 37ª edição da Oktoberfest. 

A Oktoberfest Blumenau é uma promoção da Prefeitura de Blumenau, por meio do Parque Vila Germânica e Secretaria de Turismo e Lazer. A festa tem como cervejaria oficial a Ambev e conta com o patrocínio de Bradesco, Unifique, Elo, Intelbras, Nacional Gás, Hering, Veolia, Stuttgart Porsche, Fort Atacadista, Hemmer, Ventisol, Koerich, IPEL, Pompéia, Altenburg e Segala’s. A 37ª Oktoberfest Blumenau tem ainda o apoio da CVC Corp e Lufthansa.

postada em 08/09/2022 11:15 – 0 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC