CineArte exibe A Sorridente Madame Beudet

- PUBLICIDADE -

O CineArte deste mês continua com o resgate das obras de importantes cineastas francesas. Dando continuidade ao Ciclo Temático “Pioneiras do Cinema – de Alice Guy a Agnès Varda: As Inventoras do Cinema”, a sessão de segunda-feira, dia 12 de setembro, destaca A Sorridente Madame Beudet (La Souriante Madame Beudet).  O curta-metragem de 1923 dirigido por Germaine Dulac é considerado o primeiro filme feminista da história do cinema. A exibição começa às 19h30, no Auditório Carlos Jardim, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). A entrada é franca.

Organizado pelo Institut Français e a Aliança Francesa, o ciclo “Pionnières du Cinéma – D’Alice Guy à Agnès Varda: Les Inventrices du Cinéma” reúne as obras mais marcantes de diretora francesas, lhes oferecendo reconhecimento internacional. Idealizado pela AF Blumenau, as sessões ocorrem  de forma integrada ao projeto CineArte, promovido pela Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau há mais de 10 anos.

No curta-metragem da semana, Madeleine Beudet é muito infeliz no seu casamento burguês com Monsieur Beudet. Ela escapa à realidade ao tocar piano. Um dia, Monsieur Beudet recebe bilhetes para ver Fausto, mas a esposa recusa-se a ir com ele. Sozinha na casa da família, e com o piano trancado pelo marido, ela tenta escapar à realidade com a ajuda da imaginação, mas as reminiscências do marido a impedem de fazer isso. Dessa forma, o seu desejo de escapar se torna um desejo de assassinato… Este filme é frequentemente apresentado como o primeiro verdadeiro filme feminista.

Saiba mais

CineArte Francês: Ciclo Temático “Pioneiras do Cinema – de Alice Guy a Agnès Varda: As Inventoras do Cinema”

Quando: segunda-feira, às 19h30

Onde: Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro Histórico

Entrada gratuita

Assessoria de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 08/09/2022 13:19 – 0 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC