Unidade de Saúde da Efapi abre no feriado para vacinação

- PUBLICIDADE -

A Secretaria de Saúde de Chapecó decidiu abrir a unidade de Saúde da Efapi, no feriado da Independência, para que os pais tenham opção de levar seus filhos para vacinar. Os horários serão das 8h às 11h e das 13h às 16h30.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lilian Galão, a adesão na Campanha contra a Poliomielite está baixa em todo o país e, em Chapecó, está em 38% do público das 13,2 mil crianças de 1 a 5 anos. A meta seria vacinar 95%. Por isso a insistência para que os pais levem seus filhos, pois a paralisia infantil já havia sido erradicada, mas que retornou após alguns fluxos de imigração, de países com menor taxa de vacinação.

Nesta quarta-feira também estarão disponíveis outras vacinas da Campanha Nacional de Multivacinação, que são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). É necessário levar documento e a caderneta de vacinação.

Em Chapecó cerca de dez mil crianças e adolescentes fizeram a atualização da caderneta de vacinação, desde o início da campanha. Quem quiser aproveitar para fazer a vacina contra a Covid ou Influenza, também pode ir ao posto de saúde. A campanha vai até o dia 9 de setembro. Na quinta e sexta-feiras a vacina também estará disponível nas 26 unidades de saúde. No sábado, o Posto Norte estará aberto.

Fonte: Prefeitura de Chapecó SC