- PUBLICIDADE GOOGLE-

CineArte Francês relembra as pioneiras do cinema

Para fazer um resgate das obras de importantes cineastas francesas, o CineArte Francês de setembro apresentará o Ciclo Temático “Pioneiras do Cinema – de Alice Guy a Agnès Varda: As Inventoras do Cinema”. As sessões gratuitas estão programadas para todas as segundas-feiras, às 19h30, no Auditório Carlos Jardim, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). A entrada é franca.

Organizado pelo Institut Français e a Aliança Francesa, o ciclo “Pionnières du Cinéma – D’Alice Guy à Agnès Varda: Les Inventrices du Cinéma” reúne as obras mais marcantes de quatro diretora pioneiras da França, lhes oferecendo assim, o merecido reconhecimento internacional. A primeira sessão, programada para o dia 5 de setembro, vai prestigiar o trabalho de Alice Guy, exibindo 13 dos seus curtas-metragens, realizados entre 1898 e 1907.

Continua após o anúncio

Nascida em 1873, em Paris, Alice foi a primeira realizadora de filmes de ficção na história do cinema. Ela sugeriu a Léon Gaumont que abandonasse as simples visões animadas e filmasse pequenas histórias com scripts. Até 1907, reinou sobre a produção de Gaumont como realizadora, diretora artística, argumentista, e experimentou efeitos especiais.

Filmes do mês

Continua após o anuncio

Até o fim do mês ainda serão exibidas outras três produções: “A Sorridente Madame Beudet” (La Souriante Madame Beudet), curta-metragem de 1923 dirigido por Germaine Dulac e considerado o primeiro filme feminista da história do cinema (dia 12); o documentário “Paris 1900”, de 1942, da diretora Nicole Verdrès, que ilustra a vida parisiense durante “La Belle Epoque”, nos anos 1900 à 1914 (dia 19); e o aclamado filme “Cléo de 5 a 7”, de 1962, de Agnès Varda, uma das precursoras da Nouvelle Vague (dia 26).

Idealizado pela AF Blumenau, o CineArte Francês é um projeto integrado ao CineArte promovido pela Secretaria de Cultura de Blumenau há mais de 10 anos. A proposta é exibir produções francófonas – de países que têm o francês como língua oficial – e que costumam ficar fora do circuito comercial de cinema. As sessões gratuitas ocorrem sempre às segundas-feiras, com filmes legendados em português.

Continua após o anúncio

Saiba mais

CineArte Francês: Ciclo Temático “Pioneiras do Cinema – de Alice Guy a Agnès Varda: As Inventoras do Cinema”

Quando: segundas-feiras (dias 5, 12, 19 e 26), às 19h30

Onde: Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro Histórico

Entrada gratuita

Assessoria de Comunicação: Sérgio Antonello 

postada em 01/09/2022 17:42 – 3 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais