- PUBLICIDADE GOOGLE-

Bicentenário da Independência: Desfile de 7 de setembro terá homenagens em Criciúma

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Faltando poucos dias para as comemorações da Independência do Brasil, equipes da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), estiveram reunidas nesta semana para alinhar os ajustes finais do ato cívico no município. O desfile que acontecerá no dia 7 de setembro, a partir das 8h, na Rua da Gente ao lado do Parque das Nações no bairro Próspera, trará uma homenagem ao ano do Bicentenário da Independência. 

Continua após o anúncio

Para celebrar a data histórica, participarão do ato cívico 63 escolas da rede municipal e 17 entidades. Além disso, o público presente poderá assistir a uma peça teatral que representará o momento do grito da independência, encenado por alunos dos 8° e 9° anos da Rede Municipal. “Queremos fazer com que o público vivencie a história da independência do Brasil contada nos livros escolares. Vamos recontar os fatos com figurinos da época, carruagens, cavalos, enfim, será um momento de grande emoção”, frisou o secretário de Educação Miri Dagostin. 

Para interpretar a peça, o elenco conta com 48 pessoas envolvidas entre estudantes e professores que estão auxiliando na criação e montagem do figurino. Os ensaios acontecem na Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e na EMEIEF Angelo de Luca durante os contraturnos escolares. De acordo com a professora da oficina de teatro “Projeto Arte nas Escolas e Comunidades” da Fundação Cultural, Verônica dos Santos Bortolotto, poder proporcionar o desenvolvimento de expressão corporal e comunicação oral dos adolescentes através das suas habilidades artísticas está sendo de muito aprendizado. “Tem sido uma experiência rica poder trabalhar com eles as habilidades do teatro. Eles estão trabalhando habilidades emocionais bem importantes como autorregulação, expressões e reconhecimentos de emoções que vem sendo trabalhados através desse processo”, ressaltou. 

Continua após o anuncio

A professora salienta, ainda, que espera causar uma boa experiência ao público para que elas possam compreender a história do país através da arte e do teatro.” Espero que a gente consiga tocar o coração das pessoas e gerar esse encantamento também nelas, para que cada vez mais possamos fomentá-las ao mundo das artes, e assim, levar o projeto “Arte nas Escolas e Comunidades” para outras unidades e proporcionar essas experiências artísticas para outras crianças que ainda não tiveram essa oportunidade”, finalizou.

Continua após o anúncio

Sobre as comemorações dos 200 anos de Independência do Brasil

As comemorações para Bicentenário da Independência tiveram início no dia 9 de agosto no Teatro Elias Angeloni com a apresentação do Hino da Independência cantado por alunos do 1°ao 5° da EMEIEF Carlos Gorini em parceria com a Banda Cruzeiro do Sul, de Criciúma. As atividades seguem nas instituições do município até o dia 7 de setembro.

Independência do Brasil

Fugindo das tropas francesas que invadiram Portugal em 1808, a família real portuguesa mudou-se para o Brasil. Após assumir a regência do Brasil e decretar medidas que contribuíam para o crescimento do país, sentiu-se a necessidade de separação entre Brasil e Portugal. No dia 7 de setembro, após receber a mensagem da princesa Maria Leopoldina, Dom Pedro ratifica a Independência do Brasil com um grito as margens do Rio Ipiranga.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais