- PUBLICIDADE GOOGLE-

Coronavírus: Joinville registra primeiro caso de COVID-19

Primeiro caso

A Secretaria da Saúde de Joinville confirmou nesta sexta-feira (13/03/2020) o primeiro caso de coronavírus no município. O paciente é um homem com 57 anos, que está isolado, em tratamento domiciliar. O quadro clínico não é de gravidade. Ele teve histórico recente de viagens em países da África, Ásia e Europa. Ele retornou ao Brasil no dia 6 de março, e no dia 8 começou apresentar sintomas de febre, dores de cabeça, garganta e pelo corpo.

Todas as informações sobre Coronavírus em Joinville.

Continua após o anúncio

O paciente foi atendido primeiramente no Pronto Atendimento Norte, onde foi orientado a tomar as medidas de prevenção e teve o material coletado para exames. Neste período ele ficou isolado em casa para tratamento, com monitoramento da Saúde ao paciente e familiares. O exame laboratorial realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) confirmou a doença nesta sexta-feira.

A Secretaria da Saúde vai manter contato com o paciente e monitorar as pessoas que tiveram contato com ele durante o período que ele começou apresentar os sintomas. Todas serão orientadas a procurarem uma unidade de saúde, caso sentirem sintomas da doença.

Continua após o anuncio

A Prefeitura de Joinville acompanha outros seis casos suspeitos em investigação. A partir do cenário de contaminação, o Município decretou medidas para evitar aglomerações de pessoas, principalmente ao público idoso, que é o mais vulnerável à doença.

Portaria

A Prefeitura de Joinville lançou nesta sexta-feira (13/03/2020) a PORTARIA Nº 34/2020/SMS recomendando às pessoas de 60 anos ou mais que evitem participar de eventos com grande aglomeração de público. A medida visa preservar o público que apresenta maior risco de contaminação.

Continua após o anúncio

“A cidade não vai parar, mas teremos todos os cuidados necessários para evitar um problema maior”, disse o prefeito Udo Döhler. Não há restrição para a realização de eventos.

Ações do Procon

Considerando o surto mundial de coronavírus, a fim de evitar possíveis abusos futuros, o Procon de Joinville realizou fiscalização de produtos que possam ter um grande aumento no consumo no momento, como sabonetes antissépticos, máscaras descartáveis e álcool gel.

Alguns produtos já apresentam estoques baixos ou até mesmo falta deles, principalmente máscaras e álcool gel. Caso os consumidores tenham alguma denúncia de abuso de preços, de qualquer produto, devem prontamente comunicar o fato ao Procon, através do fone 151, ou via Ouvidoria.

Dados

  • Casos notificados: 40
  • Casos descartados: 30
  • Casos suspeitos: 9 (todos estão em isolamento domiciliar)
  • Caso confirmado: 1 (em isolamento domiciliar)

Orientações

A Secretaria da Saúde de Joinville reforça as orientações às pessoas que estiveram recentemente nos continentes e países onde ocorrem contágios pelo Coronavírus – principalmente Europa, Ásia, África e Estados Unidos – e apresentam sinais clínicos relacionados à doença, como febre, escorrimento nasal, tosse, dor de cabeça ou dor de garganta para que procurem uma Unidade Básica de Saúde, um Pronto Atendimento ou unidade privada a qual tenha convênio para o atendimento e realização de exames.

No final do mês de fevereiro de 2020 foi montado um Gabinete de Contingência, com a participação de representantes da rede pública e privada de saúde, para definir protocolos e medidas técnicas para prevenção, acolhimento e tratamento dos casos suspeitos ou confirmados.

Além disso, especialistas da Secretaria da Saúde de Joinville mantém contato com a Secretaria de Saúde do Estado e Ministério da Saúde para atualização das orientações técnicas refentes à doença.

Como a rede de saúde trabalha

Casos suspeitos: pacientes que tiveram sinais da doença e apresentaram históricos de viagens recentes aos países infectados passam por exames clínicos e tem orientações de permanecer isolados nas suas moradias num período de 15 a 18 dias. Familiares são orientados com ações preventivas para evitar contágios.

Casos ocorrer contaminação: se o caso for leve, o isolamento é domiciliar. Se o caso for considerado grave, ele ficará internado isoladamente em uma unidade hospitalar.

Como prevenir

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
  • Evite aglomerações se estiver doente.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Caso a pessoa apresente sintomas referentes à doença (febre, coriza, dor de cabeça, dor de garganta) e tenha viajado recentemente para um dos continentes infectados ou tido contato com pessoas que estiveram nesses países há pouco tempo, a orientação é que procure uma Unidade Básica de Saúde, um Pronto Atendimento ou alguma unidade de saúde privada a qual a pessoas esteja conveniada.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Registrar manifestação para reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações. Para informações adicionais, registrar pedido de informação.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais