- PUBLICIDADE GOOGLE-

Sábado é dia D da Campanha contra a Poliomielite e de Multivacinação em Criciúma

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Neste sábado (20), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma estarão abertas para atualização de vacinas de rotina e para imunização contra a poliomielite. A iniciativa, chamada de dia D, faz parte da Campanha Nacional contra a Poliomielite e de Multivacinação, do Ministério da Saúde. As UBSs estarão abertas das 8h às 17h com o objetivo de vacinar a população com menos de 15 anos. A UBS da Vila Francesa, porém, permanece fechada após as chuvas da semana passada.

Continua após o anúncio

O esquema vacinal contra a pólio inclui cinco doses e tem como público-alvo crianças menores de cinco anos. A meta é imunizar 95% desse grupo. Até o momento, Criciúma tem uma taxa de cobertura contra a pólio de 34,81%.

“No esquema básico são aplicadas três doses da Vacina Inativada da Poliomielite (VIP), que é injetável. Elas são administradas aos dois, quatro e seis meses de idade. Depois, é necessário que a criança tome as doses de reforço, aos 15 meses e aos quatro anos. Nesse caso, a vacina utilizada é a Vacina Oral da Poliomielite (VOP), conhecida como vacina da gotinha”, explica o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco.

Continua após o anuncio

Bebês de até um ano receberão as doses em atraso ou previstas no calendário. Crianças com idade de um ano até menores de cinco (quatro anos, 11 meses e 29 dias) devem receber a VOP desde que já tenham recebido as três doses da VIP.

Sobre a pólio

Continua após o anúncio

Conforme a nota técnica Nº 5/2022-SAPS/MS do Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido de pessoa a pessoa por via fecal-oral e que se multiplica no intestino, podendo migrar para o sistema nervoso e causar um quadro de paralisia.

O documento destaca, ainda, a importância de reforçar ações de imunização mesmo em países com certificado de erradicação, para evitar o reaparecimento da doença, uma vez que a mesma não está globalmente erradicada.

Multivacinação

O público-alvo da multivacinação são crianças e adolescentes de 2 meses a menores de 15 anos. Em Criciúma, 37.780 pessoas fazem parte dessa faixa etária. De acordo com Bucco, vacinas de campanhas como Covid e Influenza também estarão disponíveis, assim como os demais imunizantes do Plano Nacional de Imunização, que serão aplicados conforme situação vacinal apresentada e seguindo o Calendário Nacional de Vacinação.

O menor de idade deve estar acompanhado de pais ou responsáveis e levar um documento de identificação, além da carteirinha de vacinação. A campanha segue até dia 9 de setembro.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais