Festival Dança Chapecó – Edição Especial divulga programação de oficinas

- PUBLICIDADE -

De volta após a pandemia, o Dança Chapecó retorna com uma edição especial em 2022. O evento, que esse ano ocorre entre os dias 18 e 21 de outubro, divulgou as oficinas que comporão a programação. Serão 8 possibilidades de formação, todas gratuitas para os participantes.

A oficina de Dança Infantil Criativa tem como objetivo oferecer ferramentas a professores de Dança Infantil, diferenciando suas aulas e tornando-as mais marcantes, produtivas, além de motivar seus alunos a desenvolver sua expressividade e criatividade em aula. O conteúdo será ministrado pela oficineira Eleusa Lourenzoni.

Lourenzoni também apresentará a oficina Ballet Clássico Infantil, com o objetivo de iniciar o trabalho na barra, desenvolver boa compreensão sobre en dehors e en dedans, bom uso do tronco e manutenção da boa postura em sala de aula.

Outro programa de formação será voltado à Dança Contemporânea. Ministrada por Luana Espíndola, a oficina terá como objetivos utilizar a respiração como base da contração, rolamentos, tônus muscular e relaxamento de articulações. Além de fomentar a discussão dessa prática e aplicar o pensamento em corpos que possuem instrução em técnicas de dança, visando sistematizar um método de ensino/aprendizagem, servindo como processo de configuração e criação de coreografias, além de introduzir corpos com técnica contemporânea ao chão, criando movimentações em cima das diferentes e complementares vertentes da Dança Contemporânea.

Espíndola também desenvolverá a oficina Jazz – Básico e Intermediário. A aula terá como foco a vivência e contato com o próprio corpo, com aceitação de influências de outras técnicas pertinentes para enriquecer o vocabulário de movimentações dentro da intenção e alma jazzística.

Eladio Prados ministrará as oficinas voltadas para as Danças Urbanas, com possibilidade de formação básica e Intermediária. Cada módulo terá 3 encontros onde será construído um trabalho coreográfico utilizando as bases da dança hip-hop englobando sequência básica de movimentos e composição coreográfica traçando um paralelo direto com a aplicação dos princípios estéticos.

Outra opção de oficina com níveis básicos e intermediários será de Ballet Clássico. Ministradas por Grey Araújo, propõe-se a incentivar o aprimoramento da Dança Clássica no método Vaganova-Russo.

As inscrições estão abertas até 19 de agosto de 2022, exclusivamente através do link disponível no site da Fundação Cultural de Chapecó, na Aba “Editais” (https://chapeco.sc.gov.br/cultura/index.php?r=editais). O Festival Dança Chapecó – Edição Especial será entre os dias 18 e 21 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, gratuito para o público.

Fonte: Prefeitura de Chapecó SC