- PUBLICIDADE GOOGLE-

Espetáculo infantil com JACAMASA estreia no Teatro Municipal Bruno Nitz

A peça foi exclusiva para alunos da rede municipal de ensino

Olhares atentos, alegria, e muito conhecimento marcaram a estreia do espetáculo infantil “Jacamasa, Tartaruga e Estrelinha em busca da água perdida”, nesta terça-feira (09), no Teatro Municipal Bruno Nitz. A peça encenada pela Cia de Teatro Dobradura, faz parte das novidades preparadas pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA, da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), para o retorno das atividades nas escolas municipais de Balneário Camboriú. O teatro ficou um período fechado para reforma e sua reabertura ao público em geral, será no domingo (14).

Continua após o anúncio

Na plateia, cerca de 300 alunos dos 4º e 5º anos dos Centros Educacionais Municipais: Vereador Santa; Ariribá; Presidente Médici; Professor Antônio Lúcio, que foram divididos nos turnos matutino e vespertino, puderam aprender de forma leve e divertida sobre questões ambientais e o uso adequado da água. Na peça “Jacamasa, Tartaruga e Estrelinha em busca da água perdida”, os personagens são detetives que procuram a “água perdida”, passando por pontos turísticos de Balneário Camboriú e com a ajuda do mascote da Emasa, Jacamasa, mostram que o principal vilão é o desperdício.

O teatro, integra o conteúdo sobre educação ambiental repassado através das palestras em sala de aula. Durante o mês de agosto, serão contemplados cerca de 1.600 alunos de turmas dos 4º e 5º ano do ensino fundamental dos Centros Educacionais Municipais. Também terá uma apresentação aberta ao público em geral, com data a confirmar. Todas as apresentações acontecem no Teatro Municipal.

Continua após o anuncio

“Ficamos mais de dois anos sem as atividades nas escolas devido a pandemia. E entre as novidades desse retorno e para ajudar na conscientização das crianças, preparamos esse espetáculo de teatro infantil, aliando educação ambiental e arte. Uma forma de reforçar o conteúdo sobre uso consciente da água, e a responsabilidade de cada um no cuidado com o meio ambiente”, relatou o engenheiro Ambiental Sanitarista da Emasa, Hilário Zornitta Júnior.

Para o retorno das atividades nas escolas neste 2º semestre de 2022, além do espetáculo teatral, a equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA, que é desenvolvido em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e a Secretaria de Educação, preparou: visitas guiadas para turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental na Estação de Tratamento de Água (ETA); e início das palestras com a presença do jacaré mais querido de BC e sua equipe nos 27 Núcleos de Educação Infantil (NEI).

Continua após o anúncio

A programação de visita dos alunos na ETA inicia no dia 16 de agosto, sendo uma turma por vez, nas terças-feiras, às 14h. E a partir do dia 18 de agosto, iniciam as palestras nos NEI, sendo uma escola por semana, todas as quintas-feiras, às 14h. “Para os pequenos, o assunto será abordado com uma linguagem simples e de forma lúdica, com brincadeiras e atividades para que eles realmente entendam e levem o conteúdo que aprenderam para dentro de suas casas, pois as crianças são agentes multiplicadores entre seus pais, irmãos, familiares e amigos”, relatou a engenheira Ambiental Ana Carolina Nicolau, integrante da equipe.

Sobre o PEA JACAMASA

O Programa de Educação Ambiental (PEA) JACAMASA – “Emasa levando água e conhecimento até você”, foi criado com o intuito de promover a sensibilização da população de Balneário Camboriú, quanto ao papel de cada ator social na preservação da qualidade e da quantidade de água dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, e a importância do saneamento e todo sistema de esgotamento sanitário do Município. O projeto visa alcançar diferentes públicos-alvo, desde colaboradores internos; professores; alunos de cursos técnicos ou superior na área ambiental; alunos do ensino fundamental e infantil; e as famílias como um todo, para a conscientização ambiental de cada um.


EMASA
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Celso Peixoto e Alexandra Gonzalez

www.emasa.com.brwww.facebook.com/emasabcwww.instragram.com/emasabc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais