- PUBLICIDADE GOOGLE-

Propriedades parceiras do Produtor de Água do Rio Camboriú são vistoriadas

A equipe do Produtor de Água do Rio Camboriú, vistoriou três propriedades parceiras do projeto na última semana. As vistorias foram com o auxílio de drone e nas duas primeiras, fizeram a coleta de água para análise da qualidade. Também ocorreu Assembleia Ordinária do Grupo Gestor, para aprovação de uma nova adesão e do Planejamento Anual para 2023.

Na localidade da Limeira, a primeira propriedade vistoriada foi de Antônio Solano dos Santos. Do total de 29,2348 hectares de propriedade, inseriu no projeto 17,3735 hectares de conservação e 0,8778 hectares de restauração, totalizando 18,2513 hectares. A equipe também visitou a propriedade de Fábio Vaccaro de Carvalho, que dos 74,6405 hectares totais da propriedade, inseriu 67,2465 hectares no projeto, sendo: 65,6945 hectares de conservação e 1,5520 hectares de restauração. Localizada no Braço, a terceira propriedade vistoriada pertence a Alexandre Mussi Brandão. Dos 3,6198 hectares totais de propriedade, inseriu 1,3382 hectares de conservação.

Continua após o anúncio

A visita nas propriedades ocorre a cada seis meses, para verificar se estão cumprindo os requisitos que contribuem com a conservação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú. “As vistorias tiveram saldo positivo, e os proprietários estão aptos a receberem o auxílio pago pela Emasa pelos serviços ambientais prestados”, relata a coordenadora do projeto, engenheira Ambiental Rafaela Comparim Santos.

Já a Assembleia Ordinária, ocorreu na última quinta-feira (28), e entre os assuntos abordados, estava: aprovação de nova adesão ao projeto da propriedade da JSN Administradora de Bens; que recebeu aprovação do Grupo Gestor para fazer parte do Produtor de Água. Como apenas 12% da propriedade está localizada na área do edital do projeto, foram inseridos 28,66 hectares de área de conservação. O planejamento anual de 2023 também foi aprovado com algumas alterações pelo Grupo Gestor, envolvendo as atividades a serem realizadas e os valores estimados para cada uma.
A Assembleia Ordinária contou com a presença das instituições: EMASA, SEMAM (Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú), PMC (Prefeitura Municipal de Camboriú), Comitê Camboriú, ARESC (Agência Reguladora de Santa Catarina), TNC (The Nature Conservancy), FUCAM (Fundação do Meio Ambiente de Camboriú, Águas de Camboriú, SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Polícia Militar Ambiental e ANA (Agência Nacional de Água e Saneamento Básico).

Continua após o anuncio

Sobre o Produtor de Água

O Produtor de Água do Rio Camboriú foi criado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) em 2009, inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais. A iniciativa destina parte dos recursos da arrecadação anual, para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, incentivando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades. Atualmente, conta com 26 propriedades participantes, com a inserção de 1.147,33 hectares de área conservada e 71,89ha em processo de restauração.

Continua após o anúncio


EMASA
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Divulgação EMASA

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais