- PUBLICIDADE GOOGLE-

Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira participa de projeto sobre Meio Ambiente e Saúde

Uma parceria entre a Secretaria de Educação de Itajaí e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), através da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia (Cttmar), está gerando frutos na Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira, da Baía. Através do projeto “Educação para Transformação – Meio Ambiente e Saúde”, 40 alunos da Educação Integral apreendem lições ligadas à agroecologia, alimentação saudável, agricultura sustentável, economia e biodiversidade. Todas as ações são articuladas com o projeto Horta na Escola, desenvolvido na Escola de Campo desde 2016. O projeto também conta com a parceria da Secretaria de Agricultura, que faz as doações de mudas, sementes, adubos, e da Epagri que fez toda a análise do solo da Escola de Campo Maria do Carmo Vieira. Os alimentos produzidos na horta escolar já estão servindo de refeições para as famílias da comunidade. Atualmente, cerca de 50% das unidades da Rede Municipal de Ensino já contam com hortas escolares

Na prática, desde o início do projeto no mês de junho, os estudantes participam de formações, recebem orientações sobre a consolidação de práticas sustentáveis fundamentadas na agroecologia, com sensibilização socioambiental sobre os benefícios da agroecologia e malefícios causados pelos agrotóxicos; a implementação de práticas de compostagem e hortas socioeducativas comunitárias sustentáveis, como ferramenta pedagógica de Educação Ambiental, fortalecendo a segurança alimentar. Na última quarta-feira (20), 19 alunos, sete professores e a diretora da Escola de Campo foram a Blumenau para uma visita técnica, acompanhados das professoras da Univali proponentes do projeto. O grupo visitou a Escola Básica Municipal Visconde de Taunay (EBMVT), unidade certificada como criativa pela Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) e pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Uma escola criativa e inovadora é aquela que prioriza a formação de todos que fazem parte dela e é comprometida com a sustentabilidade. Após uma roda de conversa com os professores e alunos da unidade de ensino, o grupo de Itajaí fez um tour pelos espaços da escola – hortas, canteiros, bosques e salas revestidas com caixas de leite para maior conforto térmico.

Continua após o anúncio

“Foi visível o interesse e o envolvimento de todos os participantes durante a atividade teórico-prática. Muitas perguntas realizadas e a alegria dos alunos em relacionarem o que viram e ouviram com as atividades desenvolvidas pelo Projeto Horta na Escola”, destacou a diretora da Escola de Campo, Magali Rogge.

“Tudo isso está inserido dentro do objetivo geral do nosso projeto de Extensão, que é promover a educação integral em saúde e meio ambiente para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura sustentável estimulando a participação cidadã como estratégia para a transformação e autonomia. E os objetivos do projeto de Extensão estão alinhados ao objetivo do projeto Horta na Escola que é integrar os diversos tipos de recursos e aprendizagem ao dia a dia da escola gerando fonte de pesquisa e observação por parte dos educadores e educandos. Nossa intenção é expandir o projeto para outras unidades municipais de ensino”, informou a professora da Univali, Yára Christina Cesário Pereira.
 

Continua após o anuncio

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua após o anúncio
Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais