20 C
Balneário Camboriú
InícioPolíticaCriação de rota turística religiosa no Sul do estado tem parecer favorável...

Criação de rota turística religiosa no Sul do estado tem parecer favorável da CCJ

Por unanimidade de votos, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) acatou, nesta terça-feira (19), proposição do deputado Volnei Weber (MDB) para a criação de uma rota turística religiosa na região Sul de Santa Catarina. O projeto tramita no Parlamento estadual sob a forma do PL 144/2022.

Trata-se dos Caminhos do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, abrangendo os municípios de Araranguá, Turvo, Ermo, Meleiro, Sombrio, Balneário Gaivota, Balneário Arroio do Silva e Maracajá.

Conforme o autor, a rota tem como objetivos fomentar o turismo e estimular novos investimentos econômicos na região, contribuindo ainda para conservar a religiosidade e as tradições trazidas pelos povos açoriano, italiano e africano.

A matéria, que contou com a relatoria do deputado José Milton Scheffer (PP), segue agora para a Comissão de Turismo e Meio Ambiente.

Rosh Hashaná
A CCJ apresentou parecer favorável ao PL 43/2022, de autoria do deputado Felipe Estevão (União), que inclui no calendário oficial do Estado de Santa Catarina as comemorações do “Rosh Hashaná” (ano novo judaico) e o “Yom Kippur” (dia do perdão judaico).

Conforme o autor, a iniciativa busca dar visibilidade às influências trazidas pelo povo judaico ao Brasil.

A matéria foi aprovada com base no voto do deputado Fabiano da Luz (PT), que apresentou emenda substitutiva global para adequar o texto à Lei Complementar 589/2013, que consolida as leis que dispõem sobre  a  instituição  de  datas  e  festividades alusivas  no  âmbito  do  estado  de  Santa  Catarina.

Com a decisão, o PL 43/2022 segue para a Comissão de Educação, Cultura e Desporto.

Semana da Segurança Digital
Seguindo o voto do deputado João Amin (PP), foi admitido o PL 87/2022, da deputada Ana Campagnolo (PL), que institui a Semana da Segurança Digital nas escolas estaduais de Santa Catarina.

Conforme foi destacado pelo relator, a mobilização está prevista para a primeira semana do mês de outubro e tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da adoção de cuidados no ambiente cibernético.

Na sequência, o texto segue para as comissões de Finanças e Tributação; e de Educação.

Capital Catarinense do Calcário
Por fim, foi acatado o PL 201/2022, de autoria do ex-deputado Osmar Vicentini (União), que tem por meta reconhecer o município de Botuverá como a Capital Catarinense do Calcário.

Segundo o autor, a base econômica de Botuverá foi constituída, ainda no século passado, com base na exploração do calcário e atualmente o município é responsável pela maior parte da produção do minério para uso industrial e agrícola na região Sul do Brasil.

A matéria, que contou com a relatoria do deputado Milton Hobus (PSD), segue em análise na Comissão de Turismo e Meio Ambiente.

Fonte: Agência ALESC

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!